fbpx

Ato solidário mobiliza servidores do Judiciário Federal da Bahia no Farol da Barra

SINDJUFE/BA
 
“Derruba o veto já”, protestaram cerca de 300 servidores reunidos hoje, 12, em Ato Solidário no Farol da Barra, vestidos de branco, munidos de apitos, vuvuzelas, cartazes, faixas e bandeiras, a categoria deu o recado para o Congresso Nacional, que não abre mão de ver derrubado o veto presidencial do PLC 28/15. 
 
O Ato teve como objetivo conscientizar a população sobre os motivos da greve do Poder Judiciário que já completa quase dois meses, além de também arrecadar alimentos para  doação a instituições filantrópicas.
 
Gestos solidários são feitos também no interior do Estado.
 
“É importante que a população saiba que não estamos defendendo apenas reposição salarial, mas um Judiciário forte, motivado, independente, atento às necessidades da população. A quem interessa um judiciário fraco?”, protestou durante o ato, a servidora, Luciana Liberatto.
 
O PL 28/15 foi aprovado de forma unânime no Plenário do Senado, e da mesma forma em todas as Comissões por onde passou em ambas as Casas Legislativas.  Já são nove anos que os servidores estão com os salários congelados e a categoria permanece mobilizada, nesta que é considerada a maior greve do Poder Judiciário Federal.  
 
Para que o veto seja derrubado e o projeto outorgado pelo Legislativo, é preciso que a maioria absoluta da Câmara e do Senado vote nesse sentido, em sessão do Congresso Nacional. São necessários os votos de, pelo menos, 257 deputados e 41 senadores contra o veto. 
 
Também hoje, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou que colucará em votação na sessão administrativa do CNJ um novo substitutivo, o que a categoria reprova, pois a nova proposta seria menor, prevista implementação em quatro anos sob um percentual de 41% sobre o salário efetivo (incluindo os 13,32% que a maioria dos servidores já conseguiu judicialmente) que o STF trabalharia para elevar esse índice a 46%.  
 
Falácias governamentais 
 
Na tentativa de colocar a opinião pública contra os servidores, o governo continua divulgando informações distorcidas as quais já foram contestadas em Nota emitida pelo STF.  
Enquanto a inflação do período chega a 72%, o reajuste pedido chega a 56,11 brutos e 35% líquido parcelado em três anos.  E o custo, ao contrário dos 27 bi alardeados pelo MPOG não chegam a R$ 11bi. A primeira parcela gira em torno de R$ 1,5bi. Isso para uma categoria de quase 130 mil servidores em todo o Brasil. 
 
Os servidores continuam em greve nacional pela recomposição salarial, agora na busca de apoio dos parlamentares pela derrubada do veto de Dilma ao PLC 28/2015 e inclusão orçamentária do projeto.
 
 
Amanhã, dia 13 às 10 horas os servidores de Justiça Federal realizarão um ato em frente ao prédio sede e às 13 irão para a Assembleia Geral que será realizada nesse mesmo dia no TRE.
 
 
Luana Luizy 
 
Pin It

afju fja fndc