fbpx

Servidores do Rio Grande do Norte ganham as ruas para denunciar arrocho salarial

Sintrajurn/RN

Os servidores do judiciário federal no RN fizeram uma bela passeata na manhã desta sexta-feira, 07, pelas ruas do Tirol. Saíram do TRE (Zonas Eleitorais) e caminharam até o COJE passando pelo Parque das Dunas. A ideia dos servidores é ampliar a mobilização nessa reta final na conquista do reajuste salarial


Os servidores do judiciário federal (que engloba o TRE, TRT e JFRN) iniciaram uma greve no dia 15 de junho pela aprovação do PLC 28 que prevê reajuste escalonado para os servidores em seis parcelas entre os anos de 2015 e 2017. Tal reajuste seria uma forma de recompor a defasagem salarial ocasionada pela inflação nos últimos 10 anos.

No dia 30 de julho o projeto foi aprovado pelo Senado Federal e vetado em sua integralidade pela presidente Dilma Rousseff no dia 21 de julho. A intenção da categoria é forçar a derrubada do veto por parte do Congresso Federal. Os servidores não concordam que a chefe do executivo possa dizer ao presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowiski, que o projeto seria inconstitucional. Por mais que o governo alegue que o aumento não condiz com o reajuste fiscal, os servidores garantem que já deram sua contribuição nos últimos 10 anos e que não dá mais pra esperar.

Mais mobilização
Na próxima semana os servidores prometem reforçar ainda mais a greve. Na terça-feira, 11 de agosto, haverá um Ato na JFRN, ocasião em serão entregues brinquedos que estão sendo arrecadados durante a greve para as brinquedotecas dos Juizados Especiais da JFRN. Na quinta-feira, 13 d agost, os servidores seguem em caravana até Recife para recepcionar o Ministro do Supremo, Ricardo Lewnadowski. Eles estará na capital pernambucana para receber uma medalha no TJPE. O Ministro ganhou a antipatia dos servidores ao não se posicionar em defesa da categoria e acatar o veto de Dilma de forma submissa.

Pin It

afju fja fndc