fbpx

Servidores do Judiciário fazem ato público pelo direito de greve sem retaliação

Sindjus/AL

Os servidores do Judiciário Federal realizaram grande ato público, na quinta-feira (06), na Justiça Federal, pelo direito constitucional de greve sem retaliações, sem ameaças e sem perseguições. 

O Comando de Greve tentou se reunir juízes federais para tratar da ameaça de corte de ponto, destituição de função comissionada e perseguição aos servidores que estão em greve. O diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas, disse que não houve a reunião dos magistrados e que na próxima levará o pedido de participação do Sindjus/AL para tratar da greve. O coordenador Geral também entregou ao diretor do Foro a orientação do TRE informando que irá aguardar o encerramento da greve e solicita a manutenção de 30% dos serviços essenciais. 

Na manifestação, os grevistas visitaram os servidores da 9ª Vara e da 6ª Vara. A 9ª Vara, que possui o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, que é presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região, o qual manifestou apoio à luta dos servidores, mas que os servidores daquela vara não estão participando das atividades de greve. E na 6ª Vara, exige-se a compensação de horas da greve, em pleno movimento grevista, sem qualquer decisão formal ou negociação com os representantes da categoria. 

Na 9ª Vara, os servidores disseram que irão retomar as mobilizações. E na 6ª Vara, o coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, avisou que o sindicato não irá aceitar qualquer tipo de perseguição aos servidores que aderiram ao movimento grevista. “A cobrança da compensação de hora da greve é um ato ilegal e imoral. Vamos tomar as devidas providências contra a retaliação velada na Justiça Federal”. 

Para o servidor da Justiça Federal Lauro Alves, o maior inimigo da categoria é a omissão, por isso se paga pelos nove anos sem reajuste, e a tendência é piorar, caso toda a categoria não aderir à greve. 

Com cartazes, os grevistas se concentraram em frente ao portão do prédio da Justiça Federal e realizaram manifestação para convocar os servidores à greve nacional que cobra do Congresso Nacional a sessão para apreciação do veto do PLC 28/2015 e sua derrubada até o dia 18 de julho, o que dará tempo para que o projeto de lei faça parte da Lei Orçamentária. 

TRT

No TRT, uma comissão de servidores está se reunindo com o desembargadores para sensibilizá-los contra o Ato do Pleno que decidiu pelo corte de ponto de benefícios dos servidores grevistas.  O Sindjus-AL protocolou o pedido de reconsideração que se baseia na orientação do Conselho Nacional de Justiça, o qual prevê a negociação e compensação dos serviços conforme ocorreu na greve da categoria em 2011. 

Atividade de greve

Nesta sexta-feira (07), os servidores se concentrarão na sede do Sindjus/AL, a partir das 10 horas, para traçar as atividades de mobilização da greve, deflagrada desde o dia 17 de junho, e pela recomposição das perdas financeiras da categoria através da derrubada do veto da presidente Dilma ao PLC 28/2015.

Pin It

afju fja fndc