fbpx

Presidente do STJ recebe o Sindjus e declara apoio às reivindicações da categoria

Durante reunião presidente ainda disse que STF negocia contraproposta com Executivo 

Após um Ato, às 13h30 desta terça-feira (4/8), em que servidores fizeram um grande abraço ao STJ, o presidente do tribunal, Francisco Falcão, acompanhado do diretor-geral Miguel Fonseca de Campos e do assessor Eronildes Ribeiro, recebeu o Sindjus, representado pelos coordenadores José Rodrigues Costa, Eugênia Lacerda, Francisco Vaz, Ednete Bezerra e Najla Melo. Também participou da reunião o servidor Haroldo Couto. A conversa foi para tratar da greve e do PLC 28.

Com relação à mobilização, o Sindjus/DF solicitou ao Presidente que não houvesse retaliação ao movimento grevista e que a forma de compensação dos dias parados se desse por meio de atualização dos serviços. Nesse sentido, o Presidente sinalizou que não haverá corte de ponto e determinou ao Diretor-geral que, ao final da greve, seja providenciada uma portaria para que a compensação das horas não trabalhadas se dê por meio da atualização do serviço represado.

Em relação ao PLC 28, o Ministro informou que o STF está negociando com o Executivo uma nova proposta, que, segundo o Diretor-Geral do STJ, será de aproximadamente 40% no cargo efetivo. Tal percentual seria pago em oito parcelas semestrais até janeiro de 2019.

O Sindjus foi informado ainda pelo Diretor-Geral do STJ, que naquele instante o Diretor-Geral do STF, Amarildo Vieira de Oliveira, estava no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tratando dessa negociação, cuja proposta estaria sendo finalizada.

Questionado sobre a reunião dos presidentes dos tribunais superiores que foi noticiada, o Ministro Falcão informou que ontem à noite se encontrou com o Presidente do STF, mas que ainda não houve reunião entre todos os presidentes para tratar desse tema. Afirmou também que a proposta será submetida por Lewandowski aos demais presidentes dos tribunais superiores e do TJDFT assim que for concluída.

Os coordenadores informaram ao Ministro Falcão que essa contraproposta, parcelada em quatro anos, não contempla a reposição das perdas inflacionárias dos últimos nove anos e que a categoria deliberou em assembleia pela manutenção da greve para a derrubada do veto ao PLC 28, bem como para que o STF garanta os recursos orçamentários necessários para a implementação integral do projeto.

Nesse sentido, o Sindjus solicitou ao Ministro Falcão apoio para a derrubada do veto e a intermediação necessária para que o Ministro Lewandowski receba os representantes da entidade, uma vez que o Presidente do STF ainda não se reuniu com o sindicato, mesmo após várias solicitações.

Diante do exposto, o Sindjus alerta que já estamos em um cenário de nove anos em que muitas reuniões foram realizadas com a apresentação de promessas que não se concretizaram. Além disso, não há orçamento garantido para a reposição salarial dos servidores e nem pronunciamento oficial por parte do STF.

O Sindjus conclama todos os servidores a intensificar a greve e as mobilizações para a derrubada do veto ao PLC 28, bem como para a inclusão do plano na proposta orçamentária que será encaminhada pelo Judiciário ao Executivo. 

 

Servidores lotados na Sede do TRT10 decidem aderir em massa à greve


Mais de 120 servidores lotados na Sede do TRT10, tanto da área administrativa como em gabinetes de desembargadores, compareceram, nesta quarta-feira (5/8), ao auditório Oswaldo Neme e, por unanimidade, decidiram aderir, em massa, à greve por tempo indeterminado em defesa da justa recomposição salarial, participando, a partir de então, ativamente das mobilizações pela derrubada do veto ao PLC 28.

Entre os próprios servidores se comenta que nunca houve uma adesão tão forte à greve como essa. O sentimento na Sede do TRT é de profunda indignação com a postura do chefe do Poder Judiciário, ministro Ricardo Lewandowski, que está negociando uma contraproposta com o governo ao contrário de se empenhar na derrubada do veto ao PLC 28.

O entendimento dos servidores da 2ª Instância do TRT é de que o empenho de cada um é fundamental, neste momento, à derrubada do veto ao PLC 28. O Sindjus, assim como nos outros locais de trabalho, dará todo o apoio necessário à mobilização desses servidores.



Assembleia-geral aprova calendário de luta à derrubada do veto ao PLC 28


Reunidos em Assembleia-Geral, na tarde desta terça-feira (4/8), os servidores do Poder Judiciário e do MPU aprovaram a continuidade da greve e a intensificação das mobilizações visando à derrubada do veto ao PLC 28 e pela inclusão do nosso projeto na proposta Orçamentária do Judiciário.

Ainda segundo os prazos, o Judiciário teria até o dia 21 de agosto para encaminhar um novo projeto ao Congresso. O Veto 26 começa a trancar a pauta no dia 21 de agosto. E os trabalhos estão sendo desenvolvidos para que o Veto 26 seja pautado no dia 18 de agosto. A categoria discutiu diante de todas essas datas e foi consensual que o único caminho que temos é o fortalecimento da mobilização.

Calendário aprovado:

Quarta (5/8): Ato Nacional na Praça dos Três Poderes

Quinta (6/8): Arrastões e Piquetes

Sexta (7/8): Reunião do Comando de Greve, Arrastões e Piquetes

Segunda (10/8): Arrastões e Piquetes

Quarta (12/8): Ato Nacional na Praça dos Três Poderes

Quinta (13/8): Arrastões e Piquetes

Sexta (14/8): Reunião do Comando de Greve, Arrastões e Piquetes

Segunda (17/8): Assembleia-Geral

Convocação de Assembleia-Geral a qualquer momento se houver apresentação de proposta oficial por parte do STF

Outros pontos aprovados:

Arrastão no TRF

Documento à CUT exigindo apoio dos deputados e senadores ligados à Central pela derrubada do PLC 28

Contribuição voluntária para campanha na mídia




 

Pin It

afju fja fndc