fbpx

Vitória! Corte de ponto contra os servidores do TRT da Bahia é revogado

Após intensa pressão da categoria, o corte de ponto expedido contra os servidores do TRT foi revogado. 

Sindjufeba/BA 

Era para ser mais uma Assembleia Geral na tarde desta segunda-feira, 3, na JF, quando os servidores presentes foram surpreendidos pela informação de que o presidente do TRT, o desembargador, Valtércio Oliveira, havia desfeito a mesa de negociação e determinado o corte de ponto aos servidores do TRT que permaneceram em greve após a edição do Ato 383/15. Segundo o próprio desembargador, a decisão foi uma resposta ao piquete de hoje pela manhã no TRT. 

A categoria deliberou então a suspensão da Assembleia Geral e ida massiva de todos os servidores presentes para o TRT de Nazaré, a fim de pressionar o Dr. Valtércio Oliveira para suspender o corte de ponto. 

No TRT, uma comitiva do Comando de Greve foi recebida pelo desembargador para uma mesa de negociação, onde foi acordado: 

- Revogação do Ato 383, que impõe o corte de salário dos servidores grevistas; 

- Proposta de 50 % do quadro para execução dos serviços essenciais ( audiências, pagamento e medidas urgentes, tais como habeas corpus, liminares, etc), incluindo neste percentual os servidores requisitados; 

- Nos dias de “apagões” (terças e quarta-feiras alternadas), os servidores irão aderir 100% ao movimento paredista; 

- Criar uma Comissão de Acompanhamento do quanto acordado na Mesa de Negociação, bipartite, entre Administração, de um lado; e o Sindicato/ Comando de Greve do outro. 

Portanto, ficou decidido a suspensão do corte de ponto, a partir de hoje, 3, até o dia 25 de agosto, garantidos o percentual de 50% de trabalhadores em atividades realizando serviços considerados essenciais. No entanto, do dia 23 de julho, data de expedição do Ato 383, até o dia 2 de agosto, o desembargador se comprometeu a analisar se haverá ou não o corte dos valores de FC e auxílio alimentação percentualemente ao período. “A partir de amanhã vou colher o pleito. E, determino a suspensão do corte de ponto até o dia 25, mas vou pensar sobre o retroativo [no período 23/07 a 2/08]”, afirmou o desembargador. 

No início da noite, ainda havia servidores dos 3 órgãos aguardando o resultado da reunião. Com adesivos que diziam: "mexeu com meu colega, mexeu comigo", todos e todas mostraram o compromisso e solidariedade aos servidores atingidos pela ameaça de corte. 

Em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) se comprometeu a pautar o PLC 28/2015, no dia 18 de agosto, pois caso passe desta data, o projeto corre o risco de não entrar na Lei Orçamentária Anual (LOA). 

A greve continua na Bahia, a categoria mostra que a mobilização e união são fundamentais para a garantia de direitos. 

Atividades 

Setorial, 13h, hoje, 4, no TRT de Nazaré 

Assembleia Geral, 5, no TRT de Nazaré (a confirmar) 

Entrevista em rádios e visita a parlamentares

 

Pin It

afju fja fndc