fbpx

Milhares de servidores lotam a Paulista e exigem a derrubada do veto

Trabalhadores foram até o TRT da Consolação para protestar contra a Portaria GP 45 

Sintrajud/SP 

A greve dos Servidores do Judiciário Federal de São Paulo deu mais uma demonstração de força. Milhares de trabalhadores tomaram novamente a Avenida Paulista na luta pela derrubada do veto, pela recomposição dos salários e decidiram, por ampla maioria, pela continuidade da greve.

Os servidores decidiram estabelecer estratégias para derrubar o veto, como buscar deputados federais e estaduais e senadores e continuar pressionando o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, para que ele solucione o impasse provocado pelo veto. Também foi tirada uma agenda de luta para os próximos dias. Na quinta-feira, dia 6, uma caravana de São Paulo participa de um ato em Brasília dos servidores públicos federais.

O ato também marcou o repúdio à portaria GP 45 publicada pela presidente do TRT2, desembargadora Silvia Devonald, que fixa em 70% o percentual mínimo de servidores que devem trabalhar em cada unidade da Justiça Trabalhista durante a greve.

Essa decisão causou indignação. Para o servidor da JT e coordenador da Fenajufe Tarcísio Ferreira a Portaria é um ataque ao direito à livre manifestação e ao direito de greve dos servidores. “A nossa greve entra em um novo momento agora, à medida que ela se estende, os tribunais preparam medidas para nos intimidar. A nossa luta passa a ser agora não só pelo PLC 28, mas pelo nosso direito de greve”, afirma.  “É imprescindível que a gente continue em greve para impedir que a Dilma imponha um percentual menor que o nosso (previsto no PLC 28/2015) e para garantir nossa reposição”, declara Tarcísio.

A passeata tomou as quatro faixas da Avenida Paulista e seguiu até o TRT da Consolação para entrega de uma proposta de revisão da portaria. Com cartazes, faixas e fazendo muito barulho, os servidores conseguiram agendar uma reunião com a desembargadora nesta quinta-feira, dia 30, às 14h40. 

Servidores Públicos Federais

Na passeata, juntaram-se aos servidores do Judiciário Federal outras categorias de servidores públicos federais, muitas delas em greve, como os trabalhadores das bases do  Sindprev, Sinsprev, Sinal, Sintufabc, Fasubra, que participaram em solidariedade e também trouxeram suas reivindicações. Eles também enfrentam a intransigência da presidente Dilma Rousseff (PT) que não está disposta a negociar e pretende empurrar um reajuste de 21%, dividido em 4 anos, que não representa nem a inflação.

Estiveram presentes também as centrais sindicais CSP Conlutas e Intersindical; Sindicato dos Metroviários, servidores do INSS, do Incra e MPU, o deputado estadual pelo PSOL Carlos Giannazi, a servidora Ana Luiza Figueiredo que trouxe o apoio do PSTU e estudantes da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel) e do Movimento Juntos!. 

Assembleia Geral

A próxima assembleia geral dos servidores do Judiciário Federal acontece na próxima quarta-feira, dia 5, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (Barra Funda), às 14h.

 

Fotos: Índio Reis

Pin It

afju fja fndc