fbpx

Assembleia Geral na Bahia aprova, por ampla maioria, a continuidade da greve

Sindjufe/BA

Quase que por unanimidade os servidores do Poder Judiciário Federal da Bahia decidiram pela continuidade na greve na Assembleia Geral desta segunda-feira (27), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Nazaré. Apenas dois votos contrários e 5 abstenções foram registradas entre os presentes, e os votos online registraram 9 a favor e 2 contra. 

Após o início da Assembleia, os servidores caminharam juntos para a Sessão do Órgão Especial que ia tratar da apreciação do referendum do Ato 383, referente ao corte de ponto dos servidores em greve do TRT5. Lá, a categoria lotou a Sessão e protestou de maneira pacífica e silenciosa, todos de preto, portando cartazes no prédio Coqueijo Costa. O presidente abriu os trabalhos e informou que o Ato que previu o corte de ponto não seria colocado em referendum porque a decisão sobre a matéria é privativa da Presidência. 

Suspensão foi pedida pelos servidores

Voltando ao Edifício Médici, a assembleia continuou com os esclarecimentos da Coordenação Jurídica sobre a solicitação de Adiamento da votação do Referendum. Ficou esclarecido que isso foi aprovado em Setorial realizada no TRT5, não sendo portanto decisão restrita do Sindicato nem do Comando de Greve, e sim dos servidores presentes na assembleia setorial. 

“Apesar do Ato ser do TRT5, apareceram muitos servidores do TRE e JF. Isso mostra que a categoria está unida. Greve é paralisação legal do trabalho. É um grito por justiça. Direito de greve é inegociável. É direito do trabalhador. Se ao presidente do órgão compete determinar corte de ponto, cabe a nós permanecermos em greve”, reiterou a servidora Nilza, do TRT5. 

Ação Individual e Mesa de Negociação

O sindicato convida aos servidores que desejarem judicializar o assunto e se preservar juridicamente do corte, deve procurar imediatamente a coordenação jurídica do SINDJUFE-BA. 

A mesa de negociação para tratar da greve dos servidores tem a primeira reunião marcada para esta terça-feira, às 10h, com o SINDJUFE-BA, o Comando de Greve e o Dr. Valtércio Oliveira. “Hoje demos o recado, mostramos que estamos unidos e não iremos nos acovardar. O corte de ponto pode ser muito menor do que ainda está por vir e precisamos enfrentar, serão estaremos mortos!" apontou a coordenadora do SINDJUFE, Denise Carneiro. 

Para o servidor do TRE, José Luiz, a união é importante para pressionar o governo federal. “Qual a razão de um TRT? Zelar pelos direitos trabalhistas, mas o que o TRT pensa? Que somos escravos. Não vamos recuar. Vai acontecer o que se passou no Paraná e São Paulo, com a greve dos professores, Alckimin e Richa tiveram que voltar atrás. Não devemos recuar. Juntos somos mais”, opinou o servidor do TRE, José Luiz. 

Confira aqui o calendário de atividades da semana: 

Terça, 28 de julho 

8h- Ato em defesa do direito à greve, no TRT de Nazaré. Chamamos todos e todas dos demais tribunais a se fazerem presentes nesse Ato.

10h- Mesa de negociação com o Dr. Valtércio de Oliveira TRT.

14h- Setorial TRT, Nazaré. 

Quarta, 29 de julho 

8h- Café da manhã na Justiça Federal (JEF)

10h- Reunião do Comando Unificado, no Sindicato

13h- Setorial, também no Juizado Especial Federal (JEF). 

Quinta, 30 de julho 

Apagão Nacional

Atividades a serem definidas na reunião do Comando 

Sexta, 31 de julho 

Atividades a serem definidas na reunião do Comando 

Segunda, 3 de agosto 

13h- Assembleia Geral na Justiça Federal

 

Pin It

afju fja fndc