fbpx

No Rio Grande do Norte Servidores reagem: é fortalecer a greve para derrubar o veto ao PLC 28

Sintrajurn/RN 

Os servidores do judiciário federal se reuniram em assembleia na manhã desta quinta-feira, 23, para avaliar o veto da presidente Dilma Rousseff ao PLC 28/2015, que prevê o reajuste dos servidores. A decisão da maioria foi de fortalecer a greve para derrubar o veto via Poder Legislativo. Justiça Federal segue na greve e TRT e TRE retomam a paralisação na próxima terça, 28.
 
Dificuldades
O coordenador-geral do Sintrajurn, Leandro Gonçalves, fez um relato do que vivenciou em Brasília na noite do veto e de toda a avaliação feita pelo Comando Nacional de Greve na quarta-feira, 22. Ele deixou claro o descaso do STF em não defender a sanção do Projeto e em aceitar que o Poder Executivo lhe indique o que é ou não constitucional.
 
Leandro explicou os trâmites legais que o projeto irá seguir agora. O veto deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional, formado pelos membros da Câmara e do Senado e presidida pelo senado Renan Calheiros (PMDB). Ele tem 30 dias para ser votado até trancar a pauta.
 
Conseguir a derrubada do veto ao PLC 28 será uma batalha travada pela Fenajufe e sindicatos junto aos parlamentares. Aos servidores no RN cabe continuar a pressão sobre a bancada potiguar iniciada antes mesmo do veto.
 
Hora de recomeçar
Entre a fala dos presentes ficou claro que neste momento não há outro caminho. É o momento de fortalecer o movimento grevista, conquistar novas adesões e desenvolver ações que deem visibilidade à greve. É preciso encontrar meios de blindar a maquiagem da mídia que está mostrando números manipulados pelo Executivo e convencendo a opinião pública que o reajuste dos servidores seria absurdo.
 
Neste momento, servidores de todos os Tribunais deverão pensar de forma unificada para derrotar o inimigo em comum: o Governo Federal. O caminho é um só: trabalhar para derrubar o veto, convencer os parlamentares da importância de se valorizar o servidor e do absurdo que é uma categoria passar 10 anos sem reajuste.
 
Atividades da greve
Os servidores farão a primeira atividade dessa nova fase da greve na terça-feira, 28, em frente ao TRT, às 10h. Momento de avaliar o movimento e os rumos. Traga suas ideias e contribua para a construção da conquista do reajuste.


Pin It

afju fja fndc