fbpx

Decisão em Minas é pela continuidade da greve com ato todo dia

Sitraemg/MG

O sentimento dos servidores do Judiciário Federal nesta quinta-feira, 22, em todo o País, como não poderia deixar de ser, é de profunda tristeza, depois do veto da presidente Dilma ao PLC 28/2015, tornado público ontem à noite não pelo próprio governo, mas pela imprensa. Mas essa atitude arbitrária da chefe do Executivo não derrubou os servidores. Ao contrário. Em assembleia geral extraordinária realizada nesta tarde, em frente ao prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte, os servidores presentes expressaram toda sua indignação e repúdio, mas, convictos da força da luta, aprovaram, por ampla maioria, a continuidade da greve por tempo indeterminado, até a derrubada do veto no Congresso Nacional.  E, conforme já divulgado pelo SITRAEMG nas duas últimas semanas, já contando com o compromisso de vários parlamentares – deputados e senadores – de votarem pela derrubada do veto, a exemplo do senador Randolfe Rodrigues (PSol/AP).

Para aquecer ainda mais e ampliar o movimento grevista, os servidores deliberaram pela realização de atos públicos diários em Belo Horizonte, como sempre revezando-se entre os prédios dos tribunais, e nova AGE para avaliar os rumos da greve, na próxima quarta-feira, 29/07, em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468, no Barro Preto. E para o dia 29/07, Apagão, em todo o estado.

A pedido de dezenas de servidores mineiros, outros dois itens aprovados na assembleia de hoje se referem ao coordenador executivo da Fenajufe Roberto Ponciano. Depois de ouvirem uma gravação em áudio em que o dirigente da Federação, ao comentar sobre anunciada possibilidade de Dilma não sancionar o projeto, tendo como justificativa o ajuste fiscal, afirmou que preferia não ter reposição salarial a ver Dilma cair (perder o mandato presidencial), foram colocadas duas propostas em votação e aprovadas por ampla maioria: 1ª) Que o SITRAEMG, em nome dos servidores do Judiciário Federal em Minas, solicite às instâncias da Fenajufe que não permita que o coordenador Roberto Ponciano participe de negociações como representante da categoria; 2º) Que o Sindicato, também em nome dos servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais, solicite às instâncias da Fenajufe que proíba o coordenador Roberto Ponciano de defender o governo em detrimento das 120 mil famílias do Judiciário Federal, e que, caso isso ocorra, tome medidas como sua suspensão ou até expulsão da direção da entidade.

Também foi deliberado na AGE que as listas de presença da greve serão disponibilizadas diariamente somente nos locais em que serão realizados os atos públicos. Com a anuência da grande maioria dos presentes também foi feita recomendação para que os servidores que já estejam em greve façam um levantamento dos locais de trabalho apurando o número e o percentual de servidores em greve e tragam mais colegas para “levantar” o movimento. E ainda: que a partir do dia 05/08, radicalizar a greve e “atropelar” quaisquer portarias dos tribunais restritivas ao movimento grevista que estejam em vigor.

Confira o calendário de mobilização aprovado hoje

Dia 23/07, quinta-feira, 12h às 14h: Ato em frente ao prédio do TRE da Avenida Prudente de Morais, 100

Dia 24/07, sexta-feira, 12h às 14h: Ato público em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468

Dia 27/07, segunda-feira, 12h às 14h: Ato público em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas, 225

Dia 28/07, terça-feira, 12h às 14h: Ato público em frente ao prédio da Justiça Federal da Avenida Álvares Cabral, 1.741

Dia 29/07, quarta-feira, 12h às 14h: Apagão, em todo o estado, e ato público (com AGE às 13h em primeira chamada e 13h e 13h30 em segunda chamada) em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468.

 

Pin It

afju fja fndc