fbpx

Em assembleia, servidores de São Paulo decidem manter greve pela sanção

Categoria vai realizar manifestações nos dias 20 e 21 para aumentar a pressão pela sanção. 

Sintrajud/SP

Servidores do Judiciário Federal decidiram: a greve continua até a vitória! A assembleia da categoria aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 15, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, e contou com a participação de trabalhadores de todo o estado de São Paulo.

Em greve há mais de um mês, os servidores aumentam a mobilização e pressionam ainda mais para que Dilma Rousseff (PT) sancione o PLC 28/2015, aprovado no Senado no último dia 30. Durante a assembleia, os servidores ressaltaram a necessidade de fortalecer ainda mais a greve nos locais de trabalho.

“Apesar do governo e da mídia, nossa greve continua crescendo, mas precisamos aumentar ainda mais para garantir a sanção do projeto. O jogo ainda está aberto; a sanção vai depender da nossa atitude e luta nos próximos dias. Se estivesse fácil para Dilma, ela já teria vetado. A nossa pressão está fazendo ela vacilar e não vetar, e é a nossa pressão que pode fazer ela sancionar”, afirma a diretora do sindicato Inês Leal.   

Para a servidora da Justiça Federal de Caraguatatuba, Fausta Fernandes, não há justificativa legal para o veto. “Não tem motivo para o nosso projeto ser vetado; ele está completamente dentro da legalidade, não tem vício de iniciativa ou de vínculo, nem compromete o orçamento do Judiciário; portanto, não há justificativa para o veto”, ressalta.

Na segunda-feira, dia 13, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, voltou a bater na falsa tecla do reajuste de 70% e sugeriu que se pensasse em índices mais “condizentes com a realidade fiscal”, chegando a falar em 16%. “O governo vai perdoar mais de R$ 4 bilhões de dívida dos times de futebol e diz que não tem dinheiro para nossa reposição. É esse o ajuste que eles querem que a gente pague”, ressalta o diretor de base Milton Cordoni, da JF Alameda Rio Branco.

Os trabalhadores lembraram ainda que aguardam a reposição salarial há nove anos.  “Nós fazemos o Judiciário andar e temos o direito à nossa recomposição salarial. Nossa proposta já está dada: queremos o PLC 28, já”, declara o diretor do Sindicato Ely Veríssimo.

Após a assembleia, os servidores fizeram passeata pela avenida Marquês de  São  Vicente,  no  Segundo Ato #PLC2h8SancionaDilma.

Calendário de atividades

A presidente da República tem até a terça-feira, dia 21, para sancionar o projeto. Até lá, várias atividades serão realizadas para intensificar a greve. Estão programadas manifestações na Consolação, Avenida Paulista e em Brasília. “Semana que vem é crucial para a pressão tanto aqui em São Paulo quanto em Brasília. Temos que lotar a Consolação e a Paulista na segunda e terça-feira. Em Brasília, temos que levar uma caravana forte”, finaliza o servidor da Justiça Trabalhista Henrique Sales.

O Sindicato vai levar uma caravana de servidores para participar da manifestação em Brasília. Os trabalhadores partem no domingo, dia 19, e ficam em Brasília até o dia 22, quando participam do ato unificado dos servidores públicos federais. “O governo quer nos isolar e colocar as outras categorias contra a gente, mas temos que sair do isolamento, por isso é importante estar no dia 22, mostrar para Dilma que se ela vetar vai ter que enfrentar não só o Judiciário, mas todos os servidores públicos federais”, destaca Ana Luiza Figueiredo.

A próxima assembleia acontece na quinta-feira, dia 23, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, às 14h. 

Pin It

afju fja fndc