fbpx

Assembleia geral aprova continuidade da greve no RS, com ato em visita de Dilma a Laguna (SC) e novo Apagão, dias 20 e 21

Sintrajufe/RS

 
Em mais uma assembleia geral lotada, no auditório das varas trabalhistas, a categoria aprovou a continuidade da greve, com o fortalecimento do movimento até a sanção do PLC 28/15. Foram aprovados, também, ato público na visita de Dilma Rousseff à cidade de Laguna (SC) e novo Apagão do Judiciário, dias 20 e 21, datas finais do prazo para a sanção do projeto de reposição salarial. Estavam presentes colegas de todas as justiças (do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar), de Porto Alegre e do interior, e colegas aposentados. 
 
Antes da assembleia, em frente ao prédio das VTs, os colegas participaram da confraternização em "descomemoração" aos 30 dias desta greve, com direito a bolo decorado com a palavra de ordem "#SancionaDilma", que foi distribuído a servidores, trabalhadores terceirizados, usuários da Justiça e população em geral.


 
 
No início da assembleia, a direção do Sintrajufe/RS repassou informes sobre reuniões e as últimas atividades ocorridas nos últimos dias. Foi informado que, em reunião em Brasília, o Comando Nacional de Greve propôs um calendário de mobilização que inclui, entre outros pontos, novo Apagão nos dias 20 e 21 e um ato público, dia 16, em frente ao Palácio do Planalto. Também foram levados relatos da reunião do Comando Estadual de Greve, ocorrida na manhã desta quinta-feira, com proposta, entre outras, de ato público dia 15, em Laguna, Santa Catarina, onde Dilma estará presente na inauguração de uma ponte, e que a categoria busque contato com parlamentares e membros do governo federal oriundos do Rio Grande do Sul, a fim de buscar apoio à sanção do PLC 28/15 (veja, ao final da matéria, todos os pontos aprovados pela assembleia, incluindo calendário de mobilização).

Ainda durante os informes, a direção do sindicato relatou as reuniões ocorridas, nesta semana, com aComissão de Greve do TRT4, com o presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado; e com o diretor-geral da Seção Judiciária do RS, juiz Eduardo Tonetto Picarelli. Na primeira reunião, foi ressaltado que o Comando Estadual de Greve reafirmou a posição da categoria de privilegiar o espaço negocial e a crítica à portaria 3.606, da presidência do tribunal, que definiu corte de ponto em locais com menos de 30% de presença de servidores, isso sem antes buscar negociação com o Comando de Greve. A direção afirmou que foi esclarecido que, para o Comando, a posição foi um equívoco da administração, que, devido ao impacto do Apagão da última semana, tenta inibir mais adesões, mas que acaba fazendo com que ainda mais colegas participem. 

Sobre a reunião do TRF, foi dada a boa notícia de que, após contato do Sintrajufe/RS e de colegas em greve no Paraná, a administração enviou ofícios em apoio à sanção do PLC 28/15 a Dilma e ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Foram relatadas, ainda, outras pautas discutidas na reunião, como os passivos do reenquadramento dos auxiliares operacionais, do reenquadramento dos padrões e do plano de saúde (confira aqui a matéria completa). Da reunião com o juiz Picarelli, solicitada a partir de problema surgido em Bagé, com a convocação de colegas para voltar a trabalhar, foi acertado que haverá centralização da negociação de eventuais problemas surgidos na greve, em permanente contato com o Sintrajufe/RS, a fim de garantir isonomia de tratamento a toda a JF.


Fortalecer a greve

As falas durante a assembleia ressaltaram a força da greve. Os colegas afirmaram que somente com um movimento forte a categoria conseguiu fazer avançar a reposição salarial, com a aprovação do PLC 28 no Senado, no dia 30, e que apenas a unidade e a força da categoria conseguirão derrotar a intransigência do governo Dilma. Sob aplausos, vários colegas convocaram a categoria a intensificar ainda mais esta que já é a maior greve da história.

Também esteve presente na assembleia a vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchionna (Psol), que fez uma saudação à categoria. Ao dizer que os servidores realizam uma greve heroica, afirmou que somente a luta pode derrotar o ajuste fiscal e os ataques do governo aos direitos dos trabalhadores.

 
 

Estatuto da Pessoa com Deficiência sofre vetos parciais de Dilma

Durante a assembleia, o colega aposentado Ari Heck solicitou a palavra para falar do Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado por Dilma nesta semana. O colega chamou a atenção para vários pontos vetados pela presidente, em contrariedade ao que preconiza a Organização das Nações Unidas, como cotas em instituições de ensino e empresas, entre outros. Segundo o colega, os vetos visaram beneficiar os empresários, em detrimento das pessoas com deficiência de baixa renda. Integrante do Núcleo de Pessoas com Deficiência do Sintrajufe/RS, Ari convocou a categoria a lutar também contra os vetos de Dilma ao Estatuto, sob aplausos dos colegas.

Assembleia aprova calendário de mobilização

A assembleia geral aprovou calendário de mobilização, com várias atividades de fortalecimento da greve e pressão pela sanção do PLC 28/15. Foi aprovado, por unanimidade, que o Sintrajufe/RS leve à Fenajufe a posição de que sejam adiadas a plenária da Fenajufe e a reunião do Coletivo de Técnicos da federação, a fim de que todas as energias sejam concentradas na greve neste momento. Os colegas aprovaram também resolução para que o Comando Nacional de Greve intensifique a pressão sobre o STF, a fim de que este busque uma efetiva negociação com o governo para a sanção do PLC 28/15.


Confira abaixo as atividades dos próximos dias de greve:

10 de julho (sexta): 
14h – Arraial da greve, na 1ª Instância da Justiça Federal.


13 de julho (segunda): 
14h – Participação na sessão do órgão especial do TRT4, que julgará o requerimento administrativo em que o sindicato pede a extensão dos 13,23% a todos os servidores da Justiça do Trabalho do RS;

18h – Plenária em apoio às greves em curso no RS. No Sindisprev (Rua Francisco Leonardo Truda, 40, 12ª andar).


14 de julho (terça): 
15h – Debate sobre saúde e condições de trabalho, com a assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, na 1ª Instância da JF.


15 de julho (quarta):
10h30min – Ato público em Laguna (SC), onde Dilma inaugurará a ponte Anita Garibaldi; o Sintrajufe/RS articulará a realização da atividade com os sindicatos de servidores do Judiciário Federal de Santa Catarina e Paraná. Sairão do RS dois ônibus, à meia-noite de 14 de julho. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até a meia-noite de domingo, 12 de julho. É necessário informar nome completo, RG e telefone.

14h – Debate sobre o fundo de previdência complementar (Funpresp), nas varas trabalhistas.


16 de julho (quinta): 
14h30min – Ato público em frente ao Anexo da JE, com esquete teatral do "casamento" entre Dilma e Lewandowski;

15h – Ato público nacional em frente Palácio do Planalto. O sindicato enviará caravana com dez colegas; as inscrições estão abertas para sindicalizados em greve, até as 16h30min desta sexta, 10 de julho, exclusivamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


20 e 21 de julho (segunda e terça):
Apagão Nacional do Judiciário, com atividades a definir (no aguardo de deliberações do Comando Nacional de Greve).


22 de julho (quarta):
14h30min – Assembleia geral estadual. Pauta: mobilização.
Pin It

afju fja fndc