fbpx

Servidores de Alagoas decidem reforçar greve pela reposição salarial

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas manifestaram otimismo com a aprovação do PLC 28, que recompõe as perdas salariais de nove anos da categoria. A categoria decidiu fortalecer o movimento grevista durante ato público ocorrido na Varas do Trabalho, na quarta-feira (01).

O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, destacou a importância de o PLC 28 ter sido aprovado por unanimidade pelo Senado. “O governo viu que estamos unidos. Iremos fortalecer mais o movimento grevista e conquistar definitivamente a reposição salarial’.
O servidor do TRE José Valteno ressaltou o papel do sindicalista Paulo Falcão na construção da greve em Alagoas. Para o coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Marcus Robson, a grave reconstruiu a categoria. “Parecia um sindicato sem base. Essa greve rompeu isso. Nós somos uma categoria. E os servidores reconhecem a síntese dos melhores valores da nossa categoria na pessoa do Paulo. Nós cumprimos o papel de reconstruir a categoria”, disse, convocando os servidores para construir a maior greve do Judiciário Federal. “Só os que lutam, ousam a vencer”, opinou.
O servidor do TRT Emanoel Castro citou três palavras para manifestar o atual momento. “O gesto de coragem de vários colegas que saíram das varas, dos cartórios e dos tribunais e se engajaram na greve. A outra palavra é o grito contra a submissão. E a última palavra é o passo”, encerrou sua fala declamando o poema Três Coisas de Mário Lago.
Para o servidor da Justiça Federal Lauro Alves, a grave começa agora. “O fortalecimento é fundamental. Pagamos um preço alto pela omissão nas mobilizações nesses oito anos. Esse preço não é só a questão salarial, mas o assédio moral e a arrogância dos administradores. As pessoas mais simples vêm atrás dos seus direitos na Justiça do Trabalho. E os servidores, que estão há nove anos sem a reposição salarial, encontram obstáculos aqui para lutar por seus direitos. Não dá para aceitar que um juiz venha se intrometer na greve, prejudicando a categoria”, disse ao questionar a determinação do TRT pela manutenção de 60% dos serviços essenciais.
Atividade de greve
Os servidores irão se concentrar em frente ao prédio das Varas do Trabalho para realização de ato público, nesta quinta-feira (02), a partir das 9 horas, e definição das atividades da greve.
 
 
Poema Três coisas
Mário Lago
 
Pra mim três coisas no mundo
Valem bem mais do que o resto.
Pra defender qualquer delas
Eu mostro o quanto que presto.
É o gesto, é o grito, é o passo,
É o grito, é o passo, é o gesto.
 
O gesto é a voz do proibido
Escritasem deixar traço.
Chama, ordena, empurra, assusta.
Vai longe com pouco espaço.
É o passo, é o gesto, é o grito,
É o gesto, é o grito, é o passo.
 
O passo começa o vôo
Que vai do chão pro infinito.
Pra mim, que amo estrada aberta,
Quem prende o passo é maldito.
É o grito, é o passo, é o gesto,
É o passo, é o gesto, é o grito.
 
O grito explode o protesto
Se a boca não tem espaço
Que guarde o que há pra ser dito
No grito, no passo e gesto.
É o gesto, é o grito, é o passo,
É o passo, é o gesto, é o grito
 

Sindjus/AL trata da greve com o presidente do TRE/AL 
 
O Sindjus-AL se reuniu com o presidente do TRE/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, para tratar do apoio do órgão à greve dos servidores do Judiciário Federal pela aprovação do PLC 28/2015, que recompõe as perdas financeiras de nove anos da categoria.

O Coordenador Geral entregou as notas de apoio da Rejufe, da Ajufe, da Justiça Federal e de outros estados, destacando a importância do apoio para valorizar a categoria.
O desembargador disse que irá encaminhar a nota a sua assessoria Jurídica para avaliação e dará um posicionamento ao sindicato. O sindicalista destacou que não era preciso, pois o PLC 28 é um projeto oriundo do poder Judiciário Federal.
 
A reunião foi acompanhada pela diretora geral do TRE/AL, Celina Bravo, e assessores do tribunal, além da coordenadora de comunicação do Sindjus/AL, Vivianne Oliveira, e a servidora do TRT Doralice Castro.
Pin It

afju fja fndc