fbpx

Delegação de Mato Grosso revela as expectativas para a XXIV Plenária da Fenajufe

A XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, que ocorrerá em Natal-RN, começará nesta quinta-feira (23), com a participação de três delegados do Sindijufe, Aryela Oliveira Roberto, Sandro Gonçalves Delgado e Walderson de Oliveira Santos. Cabe lembrar que a coordenadora-geral do Sindijufe Juscileide Maria Kliemaschewsk Rondon também representará Mato Grosso e participará da Plenária como dirigente da Fenajufe. 

Um dos destaques da pauta será o projeto da Fenajufe de reestruturação da carreira da categoria. O projeto da Fenajufe foi aprovado na XXIII Plenária, em novembro de 2023, e traz a marca da unidade e da democracia nas discussões e deliberações. A Plenária em Natal, que irá até o dia 26, deverá afirmar agenda de mobilização pelo projeto.

Neste momento a categoria busca intensificar as ações em defesa do Plano de Carreira, conforme destaca o delegado por Mato Grosso Sandro Gonçalves Delgado. "Espero que a Plenária proporcione troca de experiências, construções coletivas de ações para a reestruturação da carreira e estratégias para aprovação do novo PCS", declarou ele.

Aryela Oliveira Roberto também manifestou expectativas nesse sentido. "Considero  a XXIV Plenária da FENAJUFE de suma importância para discussão e debate sobre o plano de lutas, com a respectiva definição dos novos rumos da categoria dos servidores do Judiciário Federal. Questões que impactam diretamente no orçamento dos trabalhadores serão debatidas e votadas", lembrou ela, acrescentando que atribui "especial destaque à revogação da Reforma da Previdência, que,  dentre outros pontos e sob a falácia do déficit previdenciário, estabelece a alíquota progressiva aos servidores públicos, distorção esta que ocasiona corrosão substancial da renda dos trabalhadores". 

Outro tema de extrema relevância a ser discutido, segundo Aryela, "é o anteprojeto de reestruturação da carreira do Poder Judiciário da União, o qual traz em seu bojo a valorização do servidor, estimulando seu aperfeiçoamento em termos de qualificação, o qual poderá ser cumulativo até alcançar 30% sobre o maior vencimento básico da carreira, o que é um excelente incentivo aos estudos, trazendo resultados positivos aos serviços prestados".

Para Walderson de Oliveira Santos, além do plano de lutas e da prestação de contas, que sempre estão entre as pautas mais importantes, teremos ainda como destaque o projeto de reestruturação da carreira da categoria, aprovado na XXIII Plenária em novembro de 2023. "A expectativa é que continuemos mantendo a unidade, e que os debates e as deliberações ocorram de maneira democrática", concluiu.

De acordo com a convocatória da Fenajufe, a Plenária terá a seguinte pauta:

1. Regimento interno da Plenária e assuntos previstos no Art. 6º, III do Estatuto;
2. Conjuntura;
3. Plano de Lutas;
4. Prestação de Contas do período de outubro de 2023 a abril de 2024;
5. Moções.

 

Luiz Perlato - SINDIJUFE/MT

Pin It

afju fja fndc