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5ª Reunião do Conselho Fiscal - 17 à 19/03/2006

ATA DA 5ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL 

   

         Aos dezenove de     março de 2006, às 13:30h, em Brasília, na sede da FENAJUFE, em conformidade     ao Estatuto, Seção IV, artigo 29 e seus parágrafos, o Conselho Fiscal da     FENAJUFE, reuniu-se para elaborar o relatório dos trabalhos efetuados em 17     e 19 de março de 2006, para apreciação das contas da Entidade, estando     presentes os seguintes membros: Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Devair de     Souza Lima, Ronaldo de Assis e Cláudio de Souza Pereira. Foram analisadas as     contas do período de outubro de 2005 a fevereiro de 2006 e conforme a     documentação e registros contábeis, tendo sido constatado: 

   

    - Em janeiro de 2006 o     coordenador Ramiro Lopez teve que se deslocar de sua residência até Novo     Hamburgo-RS para colher assinatura do coordenador financeiro Cláudio Azevedo     em documentos da Fenajufe, uma vez que o outro coordenador financeiro, Denis     Lopez Franco, de Brasília renunciou e até o presente momento não foi     regularizada a ata necessária para que o novo coordenador possa assinar os     documentos da federação. Assim sendo solicitamos ao administrador que entre     em contato com o ex-coordenador, solicitando a formalização da renúncia e     promovendo o devido registro em cartório. 

   

    - Em 10 de outubro de     2005 foi quitada uma fatura relativa à contratação de estagiária, vencida em     15 de setembro de 2005, com multa de R$ 22,40. Reiteramos que as contas     sejam disponibilizadas no gerenciador financeiro com a maior antecedência     possível e que os coordenadores responsáveis procurem assiná-las, também com     antecedência, evitando, assim, que fatores como dificuldade de acesso à     Internet, ausência de computadores, etc, levem a pagamentos posteriores com     encargos. 

   

    - Reiteramos que deve ser     continuada a sistemática de se comprar passagens aéreas com menor preço,     sendo importante que elas sejam adquiridas com antecedência. As alterações     de horários de vôos, que notamos terem aumentado, deverão ser justificadas     e, quando tiverem motivação particular que sejam arcadas pelo coordenador.     Solicitamos ao administrador que envie mensalmente aos conselheiros relação     das alterações, informando o motivo e o valor gasto. 

   

    - Verificamos que a     prestadora de serviços Ana Carolina G das Chagas, contrata durante o mês de     dezembro de 2005 para organizar os arquivos da Coordenação Jurídica,     participou do Coletivo Jurídico, realizado em Fortaleza-CE, dias 06, 07 e 08     de dezembro de 2006, com o objetivo de auxiliar na organização do evento,     sendo que, para isso, a Fenajufe gastou, entre hospedagem, diárias e     alteração de vôo o total de R$ 1.910,00. O Conselho entende que tal gasto     não era necessário, uma vez que poderia se contratar pessoal na própria     cidade ou utilizar apoio da entidade anfitriã do Encontro. Além de que,     durante esse período que a contratada ficou em Fortaleza restou prejudicado     o trabalho para o qual fora contratada, que era organizar o arquivo do     jurídico, na sede da Fenajufe. 

   

    - Concluímos, também que     a contratação de um profissional para organização de arquivos deveria se dar     através da seleção de profissionais habilitados em organização de arquivos e     não a contratação de uma profissional da área jurídica, ou seja, advogada.     Entendemos que a Fenajufe possui funcionários capacitados, bastando apenas     remanejá-los de suas funções, contratando, se necessário, e valorizando os     do quadro atual.  

   

    - Durante o Coletivo     Jurídico os advogados Wagner e Araceli, bem como os coordenadores Adilson e     Rogério receberam 1/2 diárias, já que estava incluída nas despesas de     hospedagem uma refeição. O mesmo não se deu com a coordenadora Maria das     Graças e a prestadora de serviços Ana Carolina. Assim sendo as duas deverão     ressarcir os valores das diárias excedentes. 

   

    - Elogiamos as medidas de     economia tomadas pela diretoria quanto às contas telefônicas, mas notamos     que tem coordenador utilizando dois telefones celulares. Os aparelhos,     principalmente os da operadora Vivo devem estar disponíveis para uso de     plantonistas e funcionários. As ligações feitas para celulares, a partir de     aparelhos fixos, devem ser evitadas, pois seu custo é muito maior.  Foi     constatado ligações interurbanas feitas em aparelho celular com duração de     mais de 35 minutos. O telefone deve ser usado com moderação e celeridade,     uma vez que existem outros meios de comunicação, inclusive o rádio dos     aparelhos Nextel.  

   

    - O Conselho Fiscal     determina a contratação de auditoria independente para examinar as contas da     Fenajufe, de um período de três meses.  

   

    - Ficam convocados todos     os conselheiros titulares e suplentes para se reunirem  dia 18 de maio de     2006, véspera  da XIII Plenária de Natal,  ocasião em que analisarão as     contas dos meses de março e abril de 2006 bem como o parecer elaborado pelo     auditor independente, confeccionando o parecer a ser apresentado na     Plenária. 

   

    - O Conselho acompanhou o     esforço da Coordenação de Administração e Finanças em solicitar às entidades     que regularizem os débitos de contribuições estatutárias atrasadas, as     diferenças de valores pagos via CUT e a atualização dos dados cadastrais. É     fundamental que toda a diretoria se prontifique a resolver tais pendências     de suas entidades de base.  

   

    Segue anexo o Resumo     Financeiro do referido período.

   

     

   

    Brasília, 19 de março de     2006, às 16:30 horas.  

   

     

   

    Lúcia Maria Bernardes     de Freitas  
   
Sitraemg/MG 

   

      
     Devair de Souza Lima
   
Sindjus/DF

   

 

   

        Ronaldo de Assis
   
Sisejufe/RJ

   

 

   

          Cláudio de Souza Pereira
   
Sintrajurn/RN

   

     

   

 

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