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2ª Reunião do Conselho Fiscal - 06 e 07.10.2007

    FEDERAÇÃO NACIONAL     DOS TRABALHADORES DO
    JUDICIÁRIO FEDERAL E MPU 

 

    ATA DA 2ª REUNIÃO DO  CONSELHO FISCAL  
    TRIÊNIO 2007/2010

   

     

   

    Aos dias 06 (seis)  e 07 (sete) dias de outubro de 2007, em     Brasília-DF, em conformidade aos termos do Estatuto, Seção IV, artigo 29 e     seus parágrafos, o Conselho Fiscal da FENAJUFE reuniu-se para conferir e     elaborar o relatório das contas de junho, julho e agosto de 2007.      

     

   

    Local: Sede da Fenajufe –  SCS – Quadra 1 – Bl C –     Brasília/DF

   

    Início: 10:00 h de 06/10/07          Término: 16:00 h de     07/10/07

   

    Presentes: Maria Eliete Maia (Sinje/CE), Waldson Silva (Sindjuf/PA/AP)     e Célia Maria Lopes   Tosta (Sindjus/DF), titulares.   

     

   

    Os Conselheiros fizeram a     verificação mês a mês do período sob exame, anotando as observações adiante     mencionadas com as respectivas sugestões: 

   

    Ø                   OBSERVAÇÕES: 

   

    JULHO –   

         
             
    •        

              Foi verificado quando         do recolhimento de impostos referentes à pessoa física, a não anexação         do documento que o originou;
       

    •        
    •        

              Foram constatados         pagamentos de fotocópias e compra de material em um só boleto;
       

    •        
    •        

              Foram constatadas         inúmeras ligações interurbanas de contas de celulares particulares de         diretores durante o plantão, gerando despesas com adicional de chamadas         e deslocamento, pagas pela Fenajufe;
       

    •        
    •        

              Verificamos o         pagamento constante de horas extras a 100% aos funcionários;
       

    •        
    •        

              Foi observado o         registro nas planilhas de compra de passagens, trechos não utilizados         pelos diretores;
       

    •        
    •        

              Foi verificada a         ausência de comprovação da percepção de FC no órgão de origem do         diretor, por ocasião da liberação;
       

    •        
    •        

              No caixa, foi         ressarcido a maior, o valor de R$ 8,51 (oito reais e cinqüenta e um         centavos), referente a ligações telefônicas realizadas pelo Coordenador         Geral Ramiro Lopez;

    •      
       

   

     

   

        AGOSTO –

   

    ·             Foi     constatado no demonstrativo de despesas na conta “Diretoria-plantões”,     valores referentes a salários de diretores;

   

    ·             O     escritório de contabilidade que presta serviço para a Fenajufe, não     disponibilizou em tempo hábil o balancete e o livro razão referentes ao mês     de agosto, para análise nesta reunião deste Conselho;

   

    ·             Foi     observado o pagamento constante de hora extra a 100%, conforme o acordo     coletivo, a todos os funcionários da Federação sem comprovação da     necessidade dessa prestação de serviço extraordinário, devidamente     autorizado pelo diretor plantonista;

   

    ·             Foram     constatados valores supostamente superiores ao percentual para o cálculo de     férias, abono e etc. dos funcionários da Federação.

   

     

   

    Ø               SUGESTÕES: 

   

         
             
    •        

              Quando do         recolhimento de impostos referentes à pessoa física, que seja anexado         documento que o originou;
       

    •        
    •        

              Quando do pagamento         de fotocópias e material de escritório, que sejam faturados em separado;
       

    •        
    •        

              Sempre que possível,         os Diretores devem usar os convênios de táxi, evitando-se pagamentos         mediante recibo;
       

    •        
    •        

              Reiteramos a sugestão         de que o uso dos aparelhos celulares obedeça sempre critérios racionais         e parcimoniosos, visando à redução de gastos para a Federação;
       

    •        
    •        

              Sugerimos o pagamento         racional de hora extra, tendo um controle e autorização pelo diretor de         plantão nas folhas de freqüência dos funcionários da Fenajufe,         justificando a necessidade dessa prestação de serviço extraordinário;
       

    •        
    •        

              Sugerimos que sejam         registradas nas planilhas de compra de passagens, somente os trechos         efetivamente utilizados pelos diretores;
       

    •        
    •        

              Com relação a         diretores liberados, anexar todo mês, cópia de contracheque que comprove         o recebimento de FC no órgão de origem, quando da sua liberação;
       

    •        
    •        

              Que seja criada a         conta “Salários de Diretores Liberados” para registro de valores         relativos aos salários dos diretores liberados;
       

    •        
    •        

              Que seja regularizado         o ressarcimento do valor de R$ 8,51 (oito reais e cinqüenta e um         centavos), pagos a maior ao Coordenador Geral Ramiro Lopez, referentes a         ligações telefônicas;
       

    •        
    •        

              Que o escritório de         contabilidade que presta serviço para a Fenajufe, disponibilize         mensalmente o balancete e o livro razão, a fim de permitir uma análise         completa das contas da Federação no período estabelecido para         verificação por este Conselho;
       

    •        
    •        

              Sugerimos que os         Coordenadores Gerais procurem cumprir as formalidades exigidas pela         Receita Federal, a fim de obter-se a certificação digital necessária à         expedição de certidões negativas dos tributos e contribuições, bem como         suas atualizações periódicas;
       

    •      
         
             
    •        

              Que o escritório de         contabilidade que presta serviço a Fenajufe, esclareça o uso do         percentual encontrado para o cálculo de férias, abono e etc. dos         funcionários da Federação, ou a devida justificação legal dos valores         supostamente pagos a maior.

    •      
       

   

     

   

    Ø                   PENDÊNCIAS: 

   

    Dos nove itens listados     para providências pelo Administrador, apenas continuam pendentes os     relacionados à devolução de passagens dos delegados que não compareceram ao     6º CONGREJUFE. 

   

    Dos procedimentos     solicitados para serem adotados, dois não foram seguidos, a saber: 

   

    ·             O usuário     do táxi, vistar o vauche, e preencher o itinerário completo realizado;

   

    ·             Em virtude     do alto desembolso de táxi, recomendamos que se pesquise a utilização de     moto-boy para serviços administrativos diversos, ou que se faça um estudo de     um outro procedimento menos oneroso para a Federação.   

     

   

    Ø           OUTRAS     SUGESTÕES: 

   

    ·             Dado o     grande uso de celulares para ligações interurbanas, sugerimos que as     ligações para números fixos sejam realizadas dos telefones fixos da     Federação, durante os plantões;

   

    ·             Propomos     que o plantonista da semana verifique e viste os documentos dos pagamentos a     serem efetuados nesse período;

   

    ·             Reiteramos     que a diretoria discipline critérios objetivos para pagamento de táxi ou     estacionamento etc;

   

    ·             Sugerimos a     elaboração, pela diretoria, de um planejamento financeiro e orçamentário;

   

    ·             Reiteramos     a sugestão de elaboração de Plano Trienal de Gestão da Coordenação da     Fenajufe, com base nas Resoluções deliberadas do VI CONGREJUFE a fim de que     o Conselho e a base possam acompanhar sua Execução;

   

    ·             Evitar,     sempre que possível remarcação de passagens aéreas, que ocasionem despesas     para Federação;

   

    ·             Reiteramos     a sugestão de elaboração de Planos anuais de gestão da Coordenação da     Fenajufe, priorizando a execução dentro do Plano trienal.  

   

    O Conselho realizou     inventário do patrimônio imobilizado da Federação, inclusive os existentes     no apartamento da quadra 203 sul, alugado para uso de diretores, constatando     a ausência de plaquetas de identificação em 05 (cinco) cadeiras e 02 (dois)     armários recebidos na semana anterior a esta reunião, encontrados na sede da     Fenajufe, cuja providência foi recomendada ao Administrador.  

   

    Fica como indicativo a     segunda quinzena de janeiro de 2008, para a realização da próxima reunião     deste Conselho Fiscal com a participação dos Titulares e Suplentes.

   

     

   

    Brasília (DF), 07 de     outubro de 2007.   

     

   

     

                                               
         

          MARIA ELIETE MAIA
         
SINJE/CE          
          PRESIDENTE DO CONSELHO

         

          CELIA MARIA LOPES TOSTA
         
SINDJUS/DF

   

             

                 
         

          WALDSON SILVA
         
          SINDJUF-PA/AP

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