fbpx

Encontro Nacional inicia discussões acerca da carreira no PJU neste sábado

Delegados(as) e Observadores(as) definidos pelos Sindicatos Filiados à Fenajufe, estão reunidos por videoconferência na manhã deste sábado, 7, no Encontro Nacional de Carreira promovido pela Fenajufe. Ao todo, são 158 inscritos(as) a partir de 17 sindicatos.

Na abertura, integrantes da Comissão Organizadora saudaram os participantes destacando a importância do Encontro para avançar nas discussões de carreira da Categoria. Charles Bruxel, primeiro a falar, lembrou que NS dos Técnicos, a questão do reajuste salarial, os auxiliares judiciários, AQ e a regulamentação da Polícia Judicial e a preservação da VPNI dos Oficiais de Justiça. Engelberg Belém apontou que o Encontro é o momento de se buscar um denominador comum pela melhoria da categoria como um todo, principalmente nesse momento de redução salarial e ameaças ainda agravadas pelas reformas já implementadas e restrições orçamentárias. Por fim, Thiago Duarte destacou que fazer o debate é um grande desafio do segmento, na iminência de um ataque que quer destruir a carreira. Ele avalia ser muito necessário equilibrar esse debate histórico, que não começou hoje – já acontece ao longo dos anos desde a fundação da Fenajufe e contou com grandes protagonistas nesse caminho – com o momento atual de grande risco a todo o funcionalismo público. Lembrou ainda que também é um grande desafio pra categoria “casar” o debate do reajuste salarial com a reforma administrativa porque, como está posta, ela acaba com a carreira ao por fim aos concursos públicos, retirar a estabilidade e alterar a forma de saída dos(as) servidores(as).

Informe da Fenajufe

Quanto aos trabalhos e debates em curso na Comissão Permanente do CNJ, o coordenador Roberto Policarpo detalhou aspectos das discussões, destacando que a discussão em torno da recomposição salarial é emergencial para se aproveitar a janela orçamentária do momento, o que permitiria levar ao Congresso Nacional, ainda este ano, uma proposta de reposição para 2022. O dirigente destacou que num segundo momento, a discussão do Forum será em torno da reestruturação da carreira do PJU, onde então aí sim, serão discutidas as especificidades de cargos e salários. Diferentemente de Comissões anteriores, essa do CNJ é um Fórum permanente e a discussão de carreira será um processo contínuo.

Também o coordenador Fabiano dos Santos trouxe para os informes a análise sobre o momento vivido pelos serviços públicos ante a brutal conjuntura de ataques vivida no momento e a importância da construção da Greve Geral do Funcionalismo Público, convocada para 18 de Agosto. Uma luta que não pode estar desvinculada da campanha #ForaBolsonaro, pelo contexto em que se insere.  A luta pela derrubada da reforma administrativa foi incorporada pelo movimento que constrói o 7 de setembro – quando acontece o tradicional Grito dos Excluídos – como um dia nacional de mobilização.

Palestras

Ainda na primeira parte do Encontro, Vera Miranda, Luiz Alberto dos Santos e Washington Lima, que assessoram a Fenajufe junto ao Fórum permanente de carreira do CNJ, falaram sobre aspectos que embasam as posições defendidas pela Fenajufe. A íntegra das palestras estará disponível nos canais da Federação a partir da próxima semana.

Com previsão de encerramento às 19 horas, a programação para o período da tarde está assim definida:

14h - Informes dos Sindicatos para apresentação das propostas aprovadas nas reuniões, assembleias ou encontros regionais preparatórios ao encontro nacional

15h30 – Debate

17h - Encaminhamentos

19h - Encerramento

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc