fbpx

25 de março, Dia Nacional do Oficial de Justiça; confira a homenagem do Sindijufe-MT

25 de março, Dia Nacional do Oficial de Justiça; confira a homenagem do Sindijufe-MT

No Dia Nacional do Oficial de Justiça, comemorado nesta segunda-feira (25 de março), o Sindijufe-MT esteve na Central de Mandados do TRT23, onde encontrou os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais Eledice Cunha, José Luiz Pedroso e José Romualdo Acosta. No local conversou com o José Romualdo, que foi um dos fundadores do Sindicato, tendo sido também o seu 1º tesoureiro.

O Sindijufe-MT foi fundado no dia 9 de abril de 1992, por Marlene Savassa, José Romualdo Acosta e Dolores Maria Alves de Moura, a saudosa esposa dele. Muito embora sua trajetória coincida com a história do Sindijufe, hoje ele não é Sindicalizado, mas assegurou que nesta semana preencherá e assinará a ficha de refiliação.

"Fui diretor do Sindijufe quando o Sindicato funcionava no Edifício Irene, na Rua Barão de Melgaço, no centro de Cuiabá. Depois me desfiliei, não apenas do Sindijufe mas também da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (Anajustra) e da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado de Mato Grosso (Assojaf-MT). Agora, entretanto, estou retornando às três entidades", disse ele

Segundo Romualdo, é preciso haver o reconhecimento do risco da atividade exercida no cumprimento de ordens judiciais. Outra injustiça que ele entende que precisa ser corrigida é a defasagem da indenização de transporte. "A nossa indenização é bem abaixo dos colegas da Justiça Estadual, que recebem R$ 3.500,00", ponderou. Tanto o o reconhecimento do risco da atividade quanto a correção da indenização de transporte estão entre as antigas bandeiras de luta do Sindijufe de Mato Grosso.

Histórias

Nesta visita para colher depoimentos, José Romualdo nos falou de uma diligência feita certa vez em companhia do colega Pedro Aparecido, na zona rural, em que o Pedro foi mordido por um cachorro. A mordida não foi grave, a não ser para o próprio animal, que teria morrido em consequência disso embora fosse vacinado.

Mais que colegas de carreira, Pedro Aparecido e Romualdo são velhos amigos. O Pedro até já se aposentou, e dizem que está curtindo a vida adoidado, não tem mais que se preocupar com  os cães nos calcanhares nem com as ameaças de tiro na cara durante cumprimento de mandados e outras situações da rotina dos Oficiais de Justiça. Já o Romualdo ainda corre perigo, desde 1993, porque continua na ativa.

O Sindijufe parabeniza os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais e faz saber que insistirá na defesa dos direitos deste valoroso segmento da Categoria.

 

Luiz Perlato - SINDIJUFE/MT

Pin It

afju fja fndc