fbpx

Servidores da Justiça Federal aprovam a criação de petição pública contra distorções que prejudicam a categoria na disputa orçamentária do PJU

Servidores da Justiça Federal aprovam a criação de petição pública contra distorções que prejudicam a categoria na disputa orçamentária do PJU

Reunião do Sisejufe para debater o tema aconteceu nesta segunda (19/2), por meio remoto. Veja como assinar a petição

A diretoria do Sisejufe se reuniu com os servidores e servidoras do TRF2 e SJRJ, na noite desta segunda-feira (19/2), pela plataforma Zoom, para discutir a disputa orçamentária que tem prejudicado a categoria e privilegiado magistrados. A conversa teve como objetivo traçar estratégias de enfrentamento a esta situação, que está cada vez mais insustentável, uma vez que os juízes acumulam diversas benesses, enquanto os servidores só perdem cada vez mais direitos. Na semana passada, o Sisejufe publicou uma carta aberta para esclarecer as graves distorções nesta injusta disputa orçamentária interna no Poder Judiciário da União. (leia a carta neste link)

A reunião foi mediada pela presidente do sindicato, Lucena Pacheco e pela diretora Soraia Marca, que são também coordenadoras da Fenajufe.

Lucena explicou que, diante da dificuldade de diálogo com o próprio Judiciário, os dirigentes sindicais têm recorrido ao Poder Legislativo para conseguir avançar nas pautas da categoria. “Aconteceu agora com a questão dos quintos e também no caso do nível superior para o cargo de técnico, mas não é o melhor caminho. O melhor seria que o próprio Judiciário reconhecesse os nossos direitos. Nós procuramos a Administração diversas vezes para que isso tudo fosse encaminhado pelo STF, mas não aconteceu. A gente vai lutando e encontrando o espaço que precisa para tentar manter alguns direitos que a gente conquistou ao longo do tempo”, afirmou.

Com relação aos quintos, Lucena lembrou que, mesmo com a derrubada do Veto 25 e com a lei publicada, a Justiça Federal não deu o cumprimento imediato, deixando a decisão sobre a primeira parcela para a sessão do CJF que ocorrerá no dia 26 de fevereiro. A presidente do sindicato contou todos os detalhes da atuação do sindicato e da Federação nesta luta.

A coordenadora da Fenajufe também explicou aos presentes as decisões relacionadas ao auxílio-saúde que têm prejudicado os servidores e servidoras e privilegiado a magistratura.
Lucena comentou que diversas decisões recentes que têm beneficiado os juízes comprovam que a alegada falta de recursos é falaciosa. “A questão é política. Então, a gente precisa pensar junto qual caminho seguir”, conclamou aos presentes.

A diretora Soraia Marca ressaltou que é preciso democratizar o Judiciário para que os servidores e servidoras participem mais ativamente na divisão do orçamento e das sobras orçamentárias e com isso fazer uma distribuição mais justa.

Soraia pediu o engajamento de todos e todas. “O sindicato sozinho não vai a lugar nenhum. A gente precisa de uma base fortalecida. Se a gente não se mobilizar em defesa dos nossos direitos, a situação não vai mudar”, opinou.

Após as considerações, Lucena e Soraia abriram espaço para falas. Diversos diretores, diretoras, servidores e servidoras se posicionaram. Eles salientaram a importância do engajamento na luta e a urgência de convocar os demais colegas a serem multiplicadores desta pauta.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, os servidores e servidoras deliberaram a criação de uma petição pública para denunciar as distorções na disputa orçamentária no Poder Judiciário da União e as perdas de direitos. O documento será encaminhado ao CJF e às Administrações do TRF2 e SJRJ.

🚨 Para assinar a petição, clique neste link.

Também foi aprovada a mobilização da base no dia 26 de fevereiro, às 14h, quando ocorrerá a sessão do CJF que vai julgar a retroatividade dos quintos. A Fenajufe fará a retransmissão da sessão com comentários ao vivo e a participação da base será fundamental para mostrar força e engajamento.

Por fim, os servidores e servidoras acolheram a proposta de criar uma campanha de valorização dos ramos do Judiciário, a fim de esclarecer o Parlamento e a população sobre o tema.

Além de Lucena e Soraia, participaram da reunião os diretores Edson Mouta, Neli Rosa, Ronaldo das Virgens, Valter Nogueira, Laura Diógenes, Ricardo Soares, Helena Cruz, Michelle Maranhão, Alex Oliveira, Dulavim de Oliveira, Carlos Eduardo Cruz (Carlão), Maria de Oliveira. Presença, ainda, do vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal no Espírito Santo (Sinpojufes), Wilmar Miranda.

Pin It

afju fja fndc