O dia foi de retomar o contato presencial com a base e alertar sobre a necessidade de se inteirar, de acompanhar o processo de discussão da reposição salarial frente ao duro congelamento salarial imposto pelo governo Bolsonaro.
A direção do Sintrajuf-PE repassou a informação de que não há garantia de reajuste, muito menos de 5%. Em especial, após notícias recentes de recuo do Governo. E explicou a pressão no Supremo Tribunal Federal (STF) para que garanta previsão de recursos no orçamento 2023 para reposição salarial e reestruturação da carreira.
A direção expressou ainda a preocupação com a dispersão da categoria e dificuldades de participação. Foi feito alerta aos presentes para trazer para a discussão os colegas que estão em casa, pois a necessidade de pressão é urgente.
Registramos a visita em algumas salas e, diante da importância dos que estão em trabalho presencial, para a mobilização de todos, o Sintrajuf-PE vai retomar a presença em todas as unidades em toda a RMR.
Foi um momento também de esclarecer outros pontos para a categoria. Questionamentos sobre ações judiciais, situação dos técnicos e do NS e outras.
As intervenções se encerravam com o pedido de participação na caravana Ocupa Brasília, que Sintrajuf-PE, Fenajufe e outras categorias vão realizar para pressionar por reposição salarial. Veja agenda completa abaixo:
31/5:
9 horas – ato público dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) com concentração no espaço do servidor, com Marcha (organizado pelo Fonasefe)
14 horas – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já” no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s.
1º/6:
Agenda no STF no período da manhã, entregando memoriais e materiais da Federação para cada Ministro e suas assessorias a respeito da campanha salarial; e à tarde no parlamento, com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de Desjudicialização da Execução, NS Já e Quinquênios para todo funcionalismo público.