O fechamento do Cadastro Eleitoral foi marcado pelo atendimento intenso, com a demanda de 26.645 pessoas que procuraram os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento em todo o estado. “Em Cuiabá, encerramos os trabalhos por volta das 21 horas, mas teve município em Mato Grosso que trabalhou até às 23 horas“, informou o DG.
“Agradecemos a todos os servidores, colaboradores e requisitados. Na última hora tivemos que colocar estagiários, contar com as parcerias, com a Assembleia, Tribunal de Justiça, Fórum da Capital, Fórum de Várzea Grande, Ganha-Tempo, enfim, foi uma ‘operação de guerra’, e sem essa colaboração seria impossível atingir o nosso objetivo, que era de atender bem a todos os eleitores. Agradeço também ao Sindijufe, que ofereceu um lanche para o pessoal que estava trabalhando na Casa da Democracia, e diretores do Sindicato também se fizeram presentes para ajudar nos trabalhos da Justiça Eleitoral“.
Segundo Mauro Diogo, fazendo um comparativo com Mato Grosso do Sul, por exemplo, lá foram atendidas pouco mais de 12 mil pessoas. “Nós atendemos 26 mil pessoas num dia só, então realmente foi um volume muito grande, e toda a equipe da sede, dos cartórios, servidores, juízes, enfim, todos se uniram para que os eleitores fossem bem atendidos. É lógico que alguns eleitores deixaram para a última hora, mas o nosso papel é atender bem a todos, e assim foi feito. É importante ressaltar que o cadastro estava aberto desde novembro de 2022 e que realizamos também diversos mutirões, levando o atendimento a municípios mais distantes, comunidades rurais, comunidades indígenas e quilombolas. Enfim, houve todo um esforço da Justiça Eleitoral para melhor atender ao eleitor“.
Serviço Público
O servidor Armando Sussia Rosa, que cuidou de toda a parte operacional do cadastramento eleitoral, falou do papel dos servidores e demais trabalhadores no êxito da operação. “O serviço público mostrou mais uma vez que funciona, a despeito de toda a precarização e achincalhamento a que está sujeito. Os envolvidos cumpriram seu dever cívico de servir ao público, que ainda teve de enfrentar um sol causticante por várias horas antes de ser atendido“, destacou.
“O fechamento do cadastro é uma das primeiras datas importantes da eleição. Com ele se define quem vai votar e onde, com certa antecedência, para evitar eleitorado flutuante, cooptado. Este ano o fechamento se deu em 8 de maio, 151 dias antes das eleições, conforme previsto no art. 91 da lei das eleições. Como ocorre em todo ano de eleição, muitas pessoas deixaram para resolver sua situação nos últimos dias, especialmente nos dias 6, 7 e 8 de maio. Cada um com seu motivo próprio, sua rotina e suas prioridades. Nosso papel foi atender da melhor forma possível, independentemente dos motivos de cada um deixar para a última hora“.
Conforme Armando, para dar conta do aumento exponencial da procura por atendimento, foram abertos postos externos e reforçados os já existentes. “Os servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários desempenharam papel fundamental no processo, doando-se como sempre quando exigidos. Jornadas extrapoladas, ambiente de atendimento lotado e tenso, com eleitores nervosos pela demora em chegar sua vez, reclamações de toda ordem, enfim. Apesar das adversidades, não se tem notícia de problema grave no estado“.
“Eleitores, nos vemos no próximo fechamento do cadastro, daqui dois anos“, concluiu.
Luiz Perlato – SINDIJUFE/MT