A caravana do Sitraemg participa do ato público que ocorre na manhã de terça-feira (31), no espaço do servidor, em Brasília (DF). De lá, os participantes seguem em passeata pela Esplanada dos Ministérios, até o Congresso Nacional.
Integram a caravana os coordenadores Paulo José da Silva e Alexandre Magnus, além dos filiados Marcelo Coutinho Kascher (JF/Contagem) e Orlando Pedro Souto Ferreira (TRE/BH).
O ato faz parte da jornada de mobilização dos servidores públicos federais que ocorre de segunda-feira, 30 de maio, a quarta-feira, 1º de junho, na capital federal.
A pauta de reivindicações inclui a recomposição salarial de 19,99%, desjudicialização da execução, nível superior dos técnicos judiciários e reajuste da indenização de transporte dos oficiais de justiça, além de quinquênios para todo o funcionalismo público.
Chegada da caravana ao ato
“Estamos sofrendo certa repressão policial, mas não vamos arredar pé”, disse o coordenador geral do Sitraemg Paulo José da Silva, em vídeo gravado no ato da manhã de terça-feira (31). Ele se refere à tentativa da polícia da capital federal de esvaziar a manifestação.
“Vamos continuar na luta em prol do serviço público, em defesa da saúde de todos os servidores. E da retirada desse governo genocida”, completa.
O coordenador geral informa que a manifestação reúne servidores e dirigentes de vários sindicatos, centrais sindicais, federações e confederações, incluindo a Fenajufe, de cuja Coordenação também faz parte.
Ele explica que o ato busca a valorização dos servidores públicos, a obtenção do nível superior dos técnicos judiciários e o reajuste da indenização de transporte dos oficiais de justiça.
Também presente em Brasília, o coordenador Alexandre Magnus destaca a importância da atuação conjunta com outras categorias do funcionalismo. “A unidade, neste momento, é de extrema importância”, ressalta.
Em vídeo, Magnus acrescenta outros itens da pauta da mobilização: data-base, recomposição salarial e PEC 63/2013 (quinquênios).
“Uma construção de luta voltada para você, servidor, do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União. Vamos juntos nessa trajetória de luta e, com certeza, de vitória”, completa.
Próximas atividades da jornada de mobilização
Ainda na terça-feira (31), haverá ato político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já”, às 14 horas, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os deputados e senadores na luta pela recomposição salarial.
Por último, na quarta-feira (1º), pela manhã, os servidores realizarão mobilização em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), com a entrega de memoriais e materiais da Fenajufe sobre a campanha salarial aos ministros e suas assessorias.
À tarde, haverá mobilizações no Congresso Nacional e no Tribunal de Contas da União (TCU), em defesa de matérias legislativas de interesse da categoria como a Desjudicialização da Execução e o nível superior dos técnicos judiciários, além de quinquênios para todo o funcionalismo público.
Assessoria de Comunicação – Sitraemg