Fechando a décima primeira semana de mobilização permanente em Brasília contra a reforma administrativa (PEC 32/20), servidoras e servidores voltaram ao Senado para denunciar a tentativa de calote do governo BolsoGuedes nas dívidas públicas com a PEC dos Precatórios (PEC 23/21). Os dirigentes foram claros: se votar não volta!
Pela Fenajufe, participação dos coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte. Da base, representantes do Sintrajuf-PE, Sisejufe/RJ, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP e Sintrajufe/RS.
A PEC 23/21 do governo BolsoGuedes se configura em calote nas dívidas públicas. Os precatórios são as dívidas que a União, Estados ou Municípios devem pagar a servidores(as) após decisões judiciais finais (trânsito em julgado). Ou seja, a proposta adia o pagamento e parcelamento dessas dívidas.
Com a manobra, Guedes e Bolsonaro abrem um espaço de R$ 91,6 bilhões no orçamento em 2022 (ano eleitoral) alterando o teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil — programa que substituirá o Bolsa Família — e prevê recursos para as chamadas emendas do relator.
Pela Federação, o coordenador Thiago Duarte destacou a unidade das entidades na construção dessa luta permanente — em Brasília e nos estados — que tem surtido efeito e que seguirá até o fim do ano, até que a PEC 32 seja derrotada. Assista:
{vembed Y=pvDYojOWJNk}
Reta final
Os coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte falaram sobre a reta final de luta contra a PEC 32 em 2021: faltam três semanas para o recesso legislativo. Os dirigentes reforçaram a importância do dia 8 de dezembro, como Dia Nacional de Luta, e também aniversário da Fenajufe. Assista:
{vembed Y=i54MV2eNbdM}
Observatório
Ferramenta importante disponibilizada pela Frente Parlamentar do Serviço Público e atualizada diariamente é o Observatório da PEC 32 com os nomes dos favoráveis, contrários e indecisos para que as entidades utilizem na pressão aos parlamentares.
⇒ Acesse aqui o Observatório da PEC 32
Mobiliza Fenajufe
A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Selecione o estado e envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.
⇒ Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!
? Não à Reforma Administrativa
? Não à PEC dos Precatórios
Raphael de Araújo (texto, fotos e vídeos)