fbpx

Fenajufe convoca sindicatos filiados para mais uma semana de luta em Brasília

Agenda agressiva do governo exige forte atuação; orientação é para reforçar envio de caravanas e massificar atividades

A Federação encaminhou no final da tarde de sexta-feira ofício aos sindicatos onde convoca para mais uma semana de mobilização intensa na Capital federal.

O expediente orienta reforço na atuação de servidores e servidoras ao parlamento para repudiar as manobras usadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) com propósito de aprovar os projetos destrutivos que tanto almeja.

Com ações de ética duvidosa,Lira conseguiu votos suficientes para aprovar a PEC dos Precatórios em primeiro turno nesta semana e pretende levar à segundo turno até a quarta-feira (10).

Se aprovada,a Proposta de Emenda Constitucional 23 estabelecerá um teto para pagamento dos precatórios e parcelamento dos valores em 10 anos.

A PEC23, apelidada de “PEC do Calote” inclui os pagamentos de ações como revisões de aposentadorias e de salários de servidores e dívidas da União com estados, que demoraram anos para serem julgadas e que devem ser pagos.

Agenda prioritária do governo é finalizar a votação da PEC 23 na Casa Legislativa para retomar tramitação da reforma administrativa (PEC 32) até o final do ano, conforme promessa de Arthur Lira desde aprovação do texto na comissão especial, ainda no mês de setembro.

Para reforçar o enfrentamento aos ataques,(PEC 32 e PEC 23) a Fenajufe solicita aos sindicatos filiados que enviem caravanas e/ou delegações ao Distrito Federal para intensificar as atividades de mobilização na semana de 08 a 11/11.

Segundo a Assessoria Parlamentar da Federação (Queiroz Assessoria), a expectativa é que ocorra sessão deliberativa na Câmara já na segunda - feira (8) para dar prosseguimento na votação dos destaques da PEC 23 e para isso, “é provável que o governo jogue pesado para que os parlamentares venham a Brasília, de modo a ampliar a margem de votos para aprovação da matéria”. 

Os sindicatos devem enviar o maior número possível de representantes para cumprir as atividades organizadas pelas entidades do Fonasefe e da Operativa das Centrais Sindicais, como tem ocorrido nas últimas oitavas semanas.

Outra orientação é para que a pressão nas redes sociais dos deputados e deputadas seja intensificada no final de semana (6 e 7/11). Além disso,servidores devem visitar endereços residenciais e gabinetes estaduais reafirmando sempre que “se votar não volta!”

A Fenajufe ressalta ainda no ofício, a importância de fortalecer a luta contra a privatização dos Correios, pautada no Senado Federal para o dia 9/11 e que também representa um grave ataque aos serviços públicos. Trabalhadores e trabalhadoras dos correios estarão em Brasília mobilizados nesta luta e é importante unificar a luta contra precarização da estatal.

Programação até o momento definida:

8 e 9/11 - Nos Estados – importante que os sindicatos organizem, junto aos Fóruns Estaduais, atividades de pressão nos aeroportos dos Estados, por ocasião dos deslocamentos dos parlamentares para Brasília.

9/11 (terça-feira)

  • manhã - corredor de pressão aos parlamentares no aeroporto de Brasília
  • tarde (14h) – pressão no anexo II da Câmara dos Deputados

10 e 11/11 - atividades junto aos parlamentares na Câmara dos Deputados (visitas aos gabinetes)

PEC 23 (precatórios) - durante a semana, a Operativa das Centrais e a Fenajufe orienta as entidades apoiarem e articularem iniciativas, reuniões e outras atividades para atuar contra a PEC 23.

13/11 – 8h30 - Plenária Nacional dos servidores e servidoras das três esferas (virtual)

20 DE NOVEMBRO: #FORABOLSONARORACISTA

A organização da campanha#ForaBolsonaro prepara atividades com foco no Mês da Consciência Negra, em repúdio ao aprofundamento da violência racial acentuada em seu governo. Confira agenda de atividades.

O Dia da Consciência Negra de 2021 se apresenta como oportunidade para união de vozes de resistência contra o racismo, a violência, a fome, a carestia e o desemprego que agride e mata o povo negro e a população pobre do Brasil.

Bolsonaro é responsável por isso, através do seu discurso e do seu governo. Queremos todos e todas terra, comida, trabalho, renda, moradia, transporte digno, saúde e educação. Queremos viver com respeito, num país livre do racismo! E por isso estaremos todos e todas nas ruas no dia 20 de novembro!

13 de novembro - Marcha contra a Fome (Frente Povo Sem Medo)

20 de novembro - #FORABOLSONARORACISTA em todo o Brasil

04 de dezembro - Dia de Mobilização das Mulheres: Bolsonaro Nunca Mais

Leia ofício aqui: https://www.fenajufe.org.br/images.pdf

Joana Darc Melo,da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc