fbpx

PEC 32: aprovação do texto não põe fim à luta. Fenajufe convoca sindicatos para combater avanço no plenário

Foco agora será no plenário; entidades devem reforçar pressão entre os dias 27/09 a 1/10 em Brasília 

Para continuidade da luta contra o desmonte do serviço público, a Fenajufe convocou nesta sexta-feira, 24, todos os sindicatos de base para reforçar mobilizações em Brasília nas próximas semanas, bem como intensificar ainda as ações nas bases eleitorais dos(as) parlamentares. A convocação vai desde intensificação nas mobilizações virtuais ao envio de caravanas à Capital Federal.

No ofício ecaminhado aos sindicatos filiados, a Fenajufe orienta que os sindicatos enviem o maior número possível de representantes ou delegações maiores para o Distrito Federal entre os dias 27de setembro a 1°de outubro e na semana seguinte de 04 a 09/10 para reforçar rejeição contra a reforma administrativa. Além disso, também encaminha informes da Campanha Fora Bolsonaro, a Nota das Centrais Sindicais. Por fim, a Federação orienta à participação nas manifestações marcadas para 2 de outubro, carregando a bandeira Contra a Reforma Administrativa.

Orientação também é para que sejam feitos contatos prévios com os parlamentares em seus estados, solicitando acesso às dependências da Câmara e, para isso, quanto mais rápido definirem quem integrará as caravanas, mais fácil a autorização.

Mesmo com aprovação do texto base ocorrido na quinta-feira(23), a pressão conjunta aos parlamentares enfraqueceu o governo. O adiamento por duas vezes consecutivas mais a troca de última hora dos integrantes da comissão especial deixou claro que, sem manobra o projeto governista teria sido derrotado.

Na avaliação do consultor Vladimir Nepomuceno,com as manobras e trocas de deputados o governo conseguiu apenas 60,87% dos votos. Ainda segundo ele, esse percentual em plenário significa 312 votos. Apenas 4 a mais que os 308 necessários. Como o governo não pode fazer trocas em plenário, há a chance de o texto ser derrotado.

Passar pela comissão especial é apenas a primeira etapa da tramitação. A manutenção da unidade na luta pode provocar a derrubada da proposta destrutiva. Servidoras e servidores devem pressionar principalmente a base eleitoral dos(as) deputados (as) e reafirmar que #SeVotarNãoVolta!

Nesse sentido manter as mobilizações é fundamental. Pressionar os parlamentares nos estados, em suas bases eleitorais,endereços,gabinetes,incomodar, tirar o sossego deles. A pressão nas redes sociais deve ser redobrada.

Os sindicatos filiados devem informar, assim que definirem os nomes de seus representantes que virão a Brasília, a relação com nomes, RG ou CPF e número de WhatsApp com DDD para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para inclusão das delegações no grupo organizativo das atividades da próxima semana.

Programação até o momento definida

28 – Pressão  aos deputados no aeroporto de Brasília – a partir das 7 horas

28 – Manifestação  constante no Anexo II -   a partir das partir 14 horas

Pressione deputados e deputadas. É hora de virar o voto. Utilize a plataforma Observatório, da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, AQUI.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc