fbpx

Reunião com relator aponta entrada de Bolsonaro nas negociações pela aprovação da Reforma Administrativa

Servidores(as) se organizam e preparam Greve Geral do Serviço Público para 18/8

Um encontro entre Bolsonaro e o relator da PEC 32 na Comissão Especial, Arthur Maia (DEM/BA) na terça-feira, 27, em reunião no Palácio do Planalto tem sido visto como um sinal de que o presidente teria entrado pessoalmente na negociação pela aprovação da reforma administrativa.

No encontro, Bolsonaro teria discutido com Maia pontos da proposta, entre eles, a previsão de extinção de cargos comissionados e transformação destes em cargos de liderança e assessoramento. Segundo Maia, esse ponto seria retirado por permitir favorecimento e “intromissão indevida da política no serviço público”, segundo informou o colunista Igor Gadelha do Portal Metrópoles.

Mais uma vez ante o cenário que se desenha apontando para intensificação do esforço de aprovação da reforma, servidores públicos das três esferas da República discutem, a partir de hoje, 29, a Greve Geral do setor programada para 18 de agosto. O Encontro Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público se inicia hoje e terá atividades em curso das 9h às 17h na sexta-feira (confira AQUI). O encontro deverá confirmar a convocação de Greve Geral para 18 de agosto

3 de Agosto
A Direção Executiva da Fenajufe encaminhou na quarta-feira, 28, orientação aos sindicatos filiados para estarem em Brasília nas atividades previstas do 3 de agosto. Neste dia, entidades do serviço público estarão na Esplanada dos Ministérios protestando cotra a reforma administrativa.

O ato é mais um passo na intensificação da pressão sobre os(as) parlamentares, pela derrubada da PEC 32/20, a reforma administrativa. A Fenajufe orienta os sindicatos informarem até a próxima sexta-feira, 30, a quantidade de representantes da entidade que virão a Brasília, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A programação para o 3 de agosto está assim proposta:

Manhã

- Recepção de caravanas a partir das 8 horas na Esplanada dos Ministérios. Concentração a partir do meio-dia (já almoçados) Local: Pátio do Museu Nacional

Tarde

- Início da passeata as 14 horas, partindo da concentração, seguindo pela Esplanada até a Praça dos 3 Poderes, contornando o Congresso Nacional e retornando até a Esplanada e se posicionando com as faixas, banners e bandeiras, com distanciamento entra as filas e usando máscaras, em toda a extensão do gramado.

Término

Dependerá do volume e desenvolvimento da atividade, podendo se estender até o início da noite, ou mais.

Ofício contendo as orientações para as caravanas e dirigentes, assinado pelos plantonistas Fernando Freitas e Ramiro López, foi encaminhado aos sindicatos filiados.

Agenda Legislativa
De acordo com publicação através das redes sociais, o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP/AL) destacou que na próxima semana será colocada em pauta a votação da primeira etapa da Reforma Tributária, a partir do PL 2337/2021, que trata das novas regras do imposto de renda, atualmente sob a relatoria do deputado Celso Sabino (PSDB/PA).

Além do projeto acima, Lira elencou a privatização dos Correios e as reformas política, administrativa e eleitoral como prioridades da Câmara dos Deputados para este segundo semestre.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc