fbpx

Fenajufe encerra mais uma semana de pressão pela derrubada do veto ao nível superior (NS)

Fenajufe encerra mais uma semana de pressão pela derrubada do veto ao nível superior (NS)

A reforma administrativa também esteve no radar; Bolsonaro e Lira querem acelerar votação depois das eleições


Mesmo com feriado no meio da semana, na quarta-feira (12) — Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil —, a mobilização da Fenajufe e Sindicatos de base pela derrubada do veto de Jair Bolsonaro ao nível superior (NS) no PL 3662/21 (veto nº 51/2022) seguiu forte no Congresso Nacional.

Além das coordenadoras Fernanda Lauria e Luciana Carneiro, plantonistas da semana, participação também de representantes do Sisejufe/RJ, Sindijufe/MT e Sinpojufes/ES.

Os dirigentes visitaram muitos gabinetes ao longo da semana, entre eles o do senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado; senador Renan Calheiros (MDB-AL); senador Nelsinho Trad (PSD-MS); senador Wellington Fagundes, líder do Bloco Vanguarda (DEM, PL e PCS); senador Jayme Campos (União Brasil); senador Carlos Fávaro (PSD-MT); senadora Mailza Gomes, líder do PP; deputado Lincoln Portela, 1° vice-presidente do Congresso Nacional; liderança do governo no Congresso; liderança do Republicanos.

Veja as publicações nas redes sociais AQUI e AQUI.

"Importante continuar o trabalho"

A coordenadora Fernanda Lauria, em vídeo gravado na Câmara, disse que durante o trabalho no Congresso esta semana, de modo geral, a Federação e os Sindicatos não encontraram grandes restrições em relação à derrubada do veto. "Acho importante a gente continuar fazendo esse trabalho, apesar do Congresso Nacional estar bastante esvaziado por causa do segundo turno, mas, tem sido importante essa atuação junto aos parlamentares", destacou a coordenadora.

O PL 3662/21 foi aprovado no Congresso Nacional com duas emendas articuladas pela Federação: uma que trata da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade Judicial e, a segunda, que estabelece o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário.

No 21 de setembro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.456/22 com veto aos artigos 1º e 4º do projeto, objetos do veto nº 51/2022, que tratam do ingresso para o nível superior.

"Com a PEC 32 não teremos cargos para discutir pré-requisito"

Já a coordenadora Luciana Carneiro explicou que além do trabalho pela derrubada do veto 51/22, os dirigentes falaram sobre a reforma administrativa (PEC 32/20). “É uma PEC que, se for aprovada, não sobrará um cargo para que a gente possa discutir o pré-requisito para ingresso”, alertou Luciana. A coordenadora informou que, segundo as assessorias, nada será votado nas duas casas legislativas até 30 de outubro.

Assista ao vídeo:

A reeleição de Jair Bolsonaro vai acelerar a tramitação da reforma administrativa — já aprovada, inclusive, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deputado reeleito, já confirmou que após o pleito quer discutir a proposta.

A PEC 32 visa o desmonte do Estado e do serviço público de qualidade para a sociedade. Entre outros pontos, a proposta:

⇒ Abre as portas para terceirização permitindo a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando, assim, a indicação para cargos comissionados;

⇒ Mantém a estabilidade apenas para “cargos típicos de Estado”, cuja definição será dada por uma Lei Complementar Federal;

⇒ Acaba com o Regime Jurídico Único (RJU), o que abre portas para servidores dos mais diversos regimes trabalharem perante o mesmo órgão (celetista, estatutária, regime híbrido etc.);

⇒ Proíbe a redução de jornada sem a correspondente redução de remuneração;

⇒ Veda a progressão ou promoção baseada exclusivamente em tempo de serviço.

⇒ Avaliação de desempenho em ciclos semestrais. O servidor será exonerado com base em critérios subjetivos;

⇒ Permite o desligamento de servidores de cargos considerados obsoletos. Como primeiro critério, serão afastados servidores de acordo com a média do resultado das três últimas avaliações de desempenho que, como mostrado acima, utilizará critérios subjetivos;

⇒ Permite a redução de jornada de trabalho e da remuneração de servidores em 25% nos períodos de crise fiscal.

⇒ Permite ao Poder Legislativo editar normas gerais para delegar a particulares atividades exercidas pelo poder público. Permite-se mesmo o compartilhamento de estrutura física e a utilização de recursos humanos de particulares, com ou sem contrapartida financeira, salvo atividades privativas de cargos típicos de Estado.

Leia mais:

 Eleições 2022: após 1º turno, Congresso amplia base de apoio ao atual governo

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc