Fenajufe reúne-se com Celina Leão em busca de apoio na derrubada do veto ao NS

Na semana de mobilização pela derrubada do veto de Bolsonaro ao NS, as atividades principais se concentraram na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Na quarta-feira, 5, a Fenajufe reuniu-se com a deputada Celina Leão (PP/DF), que foi a relatora do 3662/21, para a articulação de apoio à manutenção do NS na Lei nº 14.456 de 21/09/2022, originada do projeto de lei. Participaram do encontro as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca e os coordenadores Fábio Saboia e Roberto Policarpo.

Receptiva, a parlamentar se mostrou pronta a apoiar a manutenção do texto como foi relatado por ela e assim, votar pela derrubada do veto ao NS.

A visita integra um conjunto de encontros da Fenajufe com parlamentares líderes de bancada, pelo convencimento à derrubada do veto 51, o veto de Bolsonaro ao NS.

Os coordenadores mantiveram contato ainda com o senador Izalci (PP/DF) que relatou o projeto no Senado e também se colocou favorável à manutenção do texto aprovado, contendo a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário.

Também na terça-feira, 4, a reunião aconteceu na sede da Fenajufe com a deputada Erika Kokay, propositora da emenda construída pela Fenajufe que introduziu a alteração do critério de escolaridade (NS) no PL 3662/21. A deputada também se manifestou pela derrubada do veto 51/22.

Já em outra frente, delegações de sindicatos filiados que atenderam à convocação da Fenajufe para o trabalho junto às assessorias dos e das parlamentares, continuaram a visitação aos gabinetes.

No Senado foram mantidos contatos com os gabinetes de Simone Tebet (MDB/MS), Davi Alcolumbre (União/AP) e Álvaro Dias (PODEMOS/PR). Já na Câmara dos Deputados as conversas aconteceram com as assessorias de Benedita da Silva, Afonso Florence (BA), líder do PT no Congresso; do deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) e do deputado José Guimarães (PT/CE).

As atividades em Brasília e nos estados continuam nesta quinta-feira e já com previsão para as próximas semanas. Ainda na tarde da quarta-feira, a Fenajufe encaminhou convocatória aos sindicatos para o envio de delegações e representações a Brasília nas semanas de 10 a 14 e 17 a 21 de outubro.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe