Fenajufe e sindicatos de base intensificam mobilização pelo PCCS em Brasília e nos estados


A Mobilização Nacional dos Servidores e Servidoras do PJU pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) programada para esta quarta e quinta-feira (7 e 8) está a todo vapor. Hoje estão sendo realizados atos, paralisações e várias outras atividades nos estados. Já amanhã, a Federação promoverá um ato em Brasília com a presença de servidores(as) vindos(as) de todo o Brasil; a atividade está prevista para ocorrer às 8h no estacionamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); depois, a categoria se reúne às 14h no Supremo Tribunal Federal (STF) para dar continuidade à atividade.

O objetivo da mobilização é pressionar o STF para incluir na previsão orçamentária de 2025 a verba necessária para a reestruturação da carreira do PJU. O prazo para encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso Nacional se encerra no dia 31 de agosto.

A mobilização nacional convocada pela Fenajufe atende uma deliberação da última reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) — que é composto por representantes dos 25 sindicatos filiados à Federação — ocorrida no mês passado.

Os dias 7 e 8 de agosto foram escolhidos em decorrência da realização da reunião ordinária do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU prevista para acontecer nesta quinta-feira (8), às 10h, no CNJ. A Fenajufe vai fazer a defesa da recomposição salarial na assembleia do Fórum de Carreira do CNJ marcada para a próxima quinta-feira (8).

A Federação apresentou um estudo ao fórum que aponta 28,56% de perdas salariais. O levantamento foi elaborado após surgir uma sinalização no subgrupo 3 do fórum, que trata da malha salarial, de uma proposta de reajuste linear que além de não cobrir as perdas inflacionárias do período, ainda confronta abertamente as demandas estruturais do anteprojeto de reestruturação aprovado pela categoria na Plenária de Belém. Por isso, a Federação defende a reserva orçamentária para a recomposição salarial já no ano que vem, além, é claro, de recursos para implementar ponto a ponto da proposta.

Por fim, após a assembleia do Fórum de Carreira do CNJ, os(as) servidores(as) seguirão para o STF para realizar mais um ato público. E por fim, há a expectativa de que o Supremo receba a Fenajufe para tratar da inclusão da reestruturação da carreira do PJU no orçamento de 2025.

Transmissão do ato em Brasília

A Federação transmitirá o ato que será realizado amanhã no CNJ, a partir das 8h, pelo Instagram e facebook. Para acessar basta clicar AQUI ou procurar por @fenajufe nas redes sociais.

 

Fernanda Miranda

Jornalista da Fenajufe