Na última semana, a Fenajufe esteve representada pelas coordenadoras Lucena Pacheco, Márcia Pissurno, Paula Meniconi e Juscileide Rondon no 25º Congresso Internacional de Oficiais de Justiça ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de maio. Além delas participou, ainda, o coordenador Thiago Duarte.
A capital carioca foi a primeira da América Latina a sediar o evento que reuniu 600 participantes de 53 países. A organização foi da organização da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) em conjunto com a Federação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf).
Com o tema central “Oficial de Justiça: o Agente de Confiança”, o maior encontro de Oficiais de Justiça debateu a valorização da carreira e a manutenção das atribuições desses servidores, com o foco no uso dos meios tecnológicos para a execução dos mandados e a ameaça da desjudicialização da execução, já em evidência no país.
Em sua manifestação, Lucena afirmou que o evento foi muito relevante por oportunizar a troca de experiências com Ojafs do mundo inteiro. Sobre o avanço das tecnologias, a dirigente ressaltou que “é caminho a ser trilhado por todos os trabalhadores e trabalhadoras, especialmente para o serviço público no Brasil”.
Já o coordenador Thiago Duarte, destacou a atuação da Fenajufe na defesa dos interesses não apenas dos oficiais de justiça, (Ojafs) mas de toda a categoria do PJU como um todo. Na ocasião, Thiago destacou o anteprojeto de reestruturação da carreira construído e aprovado por unanimidade na XXIII Plenária Nacional, ocorrida em Belém do Pará em novembro de 2023.
Acompanhe vídeo:
Joana Darc Melo