fbpx

Fenajufe solicita retirada de texto da “minirreforma eleitoral” que ameaça servidores da JE

Fenajufe solicita retirada de texto da “minirreforma eleitoral” que ameaça servidores da JE

Dispositivo incluído no PL 4.438/23 coloca em risco a autonomia e ameaça penalizar milhares de trabalhadores que atuam na análise das contas de campanha eleitoral


A Fenajufe encaminhou proposta de alteração de uma parte do texto do Projeto de Lei 4.438/2023, que trata da “minirreforma eleitoral”. O PL faz uma série de modificações no âmbito eleitoral e contém trecho que coloca em risco a autonomia das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, responsáveis pela análise das contas de campanha e ainda ameaça esses trabalhadores, caso não cumpram o dispositivo arbitrário que foi incluído no projeto de lei.

O projeto foi recentemente aprovado na Câmara dos Deputados e agora será analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, provavelmente com relatoria a cargo do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Entre as modificações previstas no projeto, o artigo 4° do texto prevê alterações nos procedimentos eleitorais, especialmente nos que tratam da movimentação financeira e da prestação de contas. Entre eles, a inclusão do § 3º-A no artigo 30 da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições) que nada mais é que uma ameaça aos servidores, confira na integra:

§ 3º-A O parecer emitido pela unidade técnica da Justiça Eleitoral ou dos órgãos previstos no § 3º deste artigo deverá limitar-se a questões estritamente formais, vedado a ela, inclusive, tecer considerações sobre elemento volitivo do agente, bem como contrariar a jurisprudência dos tribunais eleitorais, sob pena de responsabilização.

Leia o texto do projeto na integra AQUI. 

Ao tomar conhecimento sobre a aprovação do projeto na Câmara do Deputados, contendo tal dispositivo que ataca servidores no exercício de suas funções, a Fenajufe solicitou audiência, em caráter de urgência, com o senador Marcelo Castro. 

Na quinta-feira (21) a coordenadora Fernanda Lauria e os coordenadores Manoel Gérson e Edson Borowski, além do vice-presidente do Sintrajufe-PE Max Wallace, foram recebidos no gabinete do senador Marcelo Castro pela assessoria legislativa e alertaram sobre o texto. Na ocasião, a própria equipe do senador sinalizou concordância sobre a necessidade de modificação do dispositivo e solicitou aos coordenadores da Federação que enviassem proposta alternativa de texto.

Na sexta-feira (22) a Fenajufe então enviou um ofício ao relator do PL, solicitando a “supressão total do texto que representa uma ameaça à atuação funcional de servidores no estrito cumprimento de seu dever”. Além disso, alternativamente, o documento apresentou uma proposta de texto para substituição:

§ 3º-A O parecer emitido pela unidade técnica da Justiça Eleitoral ou dos órgãos previstos no § 3º deste artigo deverá concentrar-se no cumprimento ou descumprimento das normas eleitorais relacionadas à matéria, comunicando-se à autoridade judicial eventuais indícios de omissão de receitas ou de gastos, bem como a aplicação irregular de recursos públicos.

Leia o ofício AQUI. 

Minirreforma eleitoral

O PL altera as Leis 4.737/1965 (Código Eleitoral), 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e a 9.504/ 1997(Lei das Eleições). O projeto, entre várias mudanças, flexibiliza a prestação de contas dos partidos e candidatos, permite a doação de campanha via Pix; liberam o uso de recursos da cota feminina nas candidaturas de homens e prevê transporte público gratuito nos dias de eleição.

 

Fernanda Miranda

Pin It

afju fja fndc