fbpx

Antecipa STF: campanha proposta pela Fenajufe recebe adesão da magistratura

Antecipa STF: campanha proposta pela Fenajufe recebe adesão da magistratura

Após reunião com a presidenta da Anamatra no início do mês, a entidade manifesta adesão à solicitação de antecipação; Fenajufe aguarda manifestação da AMB e Ajufe

Em ofício encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) solicita antecipação da parcela de reajuste de 2025 para 2024.

Conforme a Lei 14.520/2023, foi aprovado reajuste para a magistratura dividido em três parcelas de 6% cada, de forma não cumulativa, a serem pagas em 2023 (já implementado), 2024 e 2025.

O pleito da Anamatra, que beneficiaria toda a magistratura, é para que a parcela de 2025 seja antecipada para fevereiro de 2024.

Importante destacar que a associação de magistrados aderiu à campanha pela antecipação após reunião com a Federação com a presidenta da Anamatra, dra. Luciana Paula Conforti, ocorrida no dia 08/08.

Na ocasião, a coordenadora Lucena Pacheco e o coordenador Fabrício Loguércio ressaltaram que a defesa da Federação pela antecipação do pagamento é essencial para diminuir as perdas salariais dos últimos anos, que totalizam 30,65%, e não foram repostas pelo índice de 19,25% aprovado na lei de recomposição dos servidores e servidoras do PJU (Lei 14.456/22).

Além disso, a Fenajufe encaminhou ofício aos presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), juízes Frederico Mendes Júnior e Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, respectivamente, para tratar do tema e buscar apoio.

Para a Fenajufe, a adesão das associações representativas da magistratura é importante, uma vez que os dois projetos foram encaminhados simultaneamente ao Congresso. Com a adesão da Anamatra, a Fenajufe espera que a AMB e Ajufe se manifestem positivamente.

Em trecho do documento onde argumenta sobre a demanda, a Associação de Juízes menciona que “pleito similar formulado por associações de servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, para o qual foi dado encaminhamento determinando que os setores competentes do STF procedessem aos estudos de impacto orçamentário e viabilidade da antecipação do reajuste previsto para o ano de 2025.”

A campanha pela antecipação da parcela teve início ainda no mês de julho por iniciativa da Fenajufe. O abaixo assinado lançado pela Federação tem mais de 18 mil assinaturas e continua recebendo mais assinaturas.

Leia mais AQUI)

Após reunião com a Fenajufe no dia 08 de agosto, a presidenta do STF, ministra Rosa Weber, solicitou estudo técnico sobre a viabilidade da proposta de antecipação da parcela apresentada.

Leia mais  AQUI  

Na última semana, a reunião foi com o diretor-geral da Suprema Corte, Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi, e os secretários Márcio Kazuaki Fusissava, da Secretaria de Orçamento, Finanças e Contratações (SOFC) e Cícero Rodrigues Oliveira Gomes, da Secretária de Gestão de Pessoas (SGP).

O encontro confirmou que o estudo orçamentário sobre a viabilidade da antecipação da parcela está sendo realizado por uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia mais (AQUI) 

Leia mais (AQUI) 

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc