A Fenajufe esteve presente na Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais ocorrida no sábado (7). Na pauta, a campanha salarial dos servidores do Executivo, PEC 32 e outros assuntos de interesse do funcionalismo público.
A atividade recebeu representações de entidades de servidoras e servidores de vários estados na capital federal para debater estratégias de atuação sobre a PLOA / 2024, campanha salarial do Executivo, contra a reforma administrativa (PEC 32/20) e a defesa do serviço público.
Pela Federação participaram a coordenadora Luciana Carneiro e os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson.
O conjunto de servidoras e servidores públicos reunidos reforçou de forma unificada a insatisfação com o andamento moroso do governo em atender as demandas das categorias apresentadas em reunião com a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Para os dirigentes das várias categorias presentes na atividade é preciso endurecer a luta, no sentido de forçar celeridade e efetividade do governo na condução dos trabalhos da “Mesa de Negociação”, que até o momento tem se mostrado frágil e escorregadia.
Além disso, fazer frente às tentativas das bancadas conservadoras no Congresso Nacional e de figuras como Arthur Lira (PP-AL) de pautar a PEC 32 a qualquer momento e aprovar medidas regressivas.
Entre outros temas que foram debatidos, os participantes discutiram a inclusão do funcionalismo na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, reestruturação das carreiras e equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes.
Além destes, foi consenso a unificação e fortalecimento da luta pelo arquivamento da reforma administrativa (PEC 32) e a revogação do conjunto de medidas que prejudicam o funcionalismo e a classe trabalhadora como um todo.
Com essa avaliação a Plenária indicou a construção de uma nova Jornada de Lutas. Nesse sentido, uma plenária unificada foi aprovada para ocorrer no dia 7 de novembro seguida de um dia de paralisação das categorias no dia 8 de novembro.
Com o mote “Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!”, a plenária indicou, ainda, realizações de assembleias estaduais para abrirem o debate sobre a possibilidade de greve no serviço público e o envio de caravanas a Brasília na mesma data.
Os coordenadores da Fenajufe reforçaram a importância de unificar a luta em defesa das pautas das trabalhadoras e trabalhadores dos demais Poderes por entender que a valorização do serviço público é defender os direitos da população.
Encaminhamentos
– 07/11 – Plenária Nacional Unificada dos Servidores Públicos – presencial em Brasília;
– 08/11 – Paralisação dos Servidores Públicos Federais; caravanas a Brasília – “Governo, queremos respostas as nossas reivindicações!”
É hora de construir assembleias de bases e organizar a agenda de luta unificada! Vamos à luta!
Valorizar os servidores é fortalecer o Brasil!
Joana Darc Melo