fbpx

Em atividade do FNDC, relator da ONU debate liberdade de expressão nesta terça-feira, em Brasília

À convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Frank de la Rue se soma à campanha “Para Expressar a Liberdade”

O relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank La Rue, estará nesta terça-feira (11), às 19h, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, a convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Ele participará de um debate sobre a campanha “Para Expressar a Liberdade”, que reivindica um novo marco regulatório para as comunicações no país.

Além de Brasília, a agenda do relator no Brasil inclui São Paulo, onde participará de debates na Câmara Municipal e nos Sindicatos dos Jornalistas e dos Engenheiros do Estado. Ele também terá reuniões institucionais com ministros e parlamentares. Nas conversas, La Rue receberá relatos de casos de violação da liberdade de expressão e acesso à informação por parte de entidades da sociedade civil brasileira.

Segundo o FNDC, o relator da ONU tem se manifestado em defesa de medidas de combate à concentração dos meios de comunicação e em apoio à liberdade e garantia de direitos na internet. Recentemente, La Rue se posicionou a favor da Ley de Medios da Argentina, por entender que instrumentos de regulação democrática são necessários para garantir o pluralismo e a diversidade na comunicação.

Em Brasília, ele participará da mesa redonda “Liberdade de Expressão, Mídia, Política e Direitos Humanos”, na noite desta terça-feira (11), com docentes da UnB e representante do FNDC. Além disso, nesta terça e quarta-feira (11 e 12), tem agendas confirmadas com o Ministério das Comunicações, o Ministério das Relações Exteriores, a Secretaria Geral da Presidência da República e a Secretaria de Direitos Humanos, além do Ministério Público Federal.

Confira abaixo a agenda aberta ao público já confirmada de Frank La Rue em Brasília e São Paulo:

Dia 11 – Terça-feira - Brasília

19h –Mesa-redonda na Universidade de Brasília, sob organização do Laboratório de Políticas de Comunicação

Auditório da Faculdade de Comunicação (Subsolo do ICC Norte) da Universidade de Brasília

Dia 13 – Quinta-feira - São Paulo

10h-12h30 – Reunião com a sociedade civil para apresentação de casos de violação da liberdade de expressão e acesso à informação

Sindicato dos Engenheiros - Rua Genebra, 25 - Centro (ao lado da Câmara Municipal)

12h30 – Coletiva de Imprensa

também no Sindicato dos Engenheiros

19h30 – Debate “Liberdade de expressão e concentração de mídia” na Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - Auditório Prestes Maia - 1º andar

Da Fenajufe, com informações do FNDC

Pin It

afju fja fndc