fbpx

Sindijufe antecipa homenagem aos servidores do TRE pelo Dia dos Pais  e pede conscientização política sobre questões da Categoria

Sindijufe antecipa homenagem aos servidores do TRE pelo Dia dos Pais e pede conscientização política sobre questões da Categoria

Em homenagem ao Dia dos Pais, que se comemora neste domingo (11 de agosto), na manhã de hoje o Sindijufe ofereceu um café da manhã para os servidores do TRE-MT, que também acontecerá na Justiça Federal, na próxima segunda-feira à tarde, e no TRT, na terça-feira de manhã. 

Durante a confraternização, a Diretoria do Sindicato convidou os servidores para uma conscientização sobre a luta que a categoria vem sustentando, nos estados e em Brasília, pela conquista do novo PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e da recomposição das perdas salariais desde 2015. O prazo para encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso Nacional se encerra no dia 31 de agosto, por isso é preciso pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) a enviar a proposta para o Congresso Nacional.

O Sindicato tem esclarecido a categoria que não se trata simplesmente de lutar por  recomposição salarial que nunca repõe todas as perdas para a inflação, e sim pela reestruturação da carreira, dos cargos e dos salários, conforme mostra a tabela que foi distribuída aos servidores durante o café da manhã.  O anteprojeto do novo PCCS apresenta uma visão global da carreira imprimindo valorização de todos os cargos e visando reposição inflacionária, reposicionamento do cargo de Analista, redução das diferenças internas entre analistas e técnicos e melhorias dos Adicionais de Qualificação (AQs).

 A Coordenadora-Geral do Sindijufe Júlia Viñe destacou a necessidade de uma conscientização política dos servidores, porque, conforme lembrou, as verbas do orçamento sempre acabam sendo destinadas a outros segmentos, enquanto a categoria vem acumulando perdas salariais que, conforme estudos feitos pela Fenajufe, de 2019 a 2021 são de 28,56%.

Avaliação

Na avaliação do novo Diretor do Sindijufe Thiago Henrique Lopes de Castro, é importantíssimo que os servidores se conscientizem que precisam lutar pelo direito de recomposição salarial. 

"Precisamos lutar pelos nossos salários sem se contentar com o mínimo. As sobras orçamentárias não têm sido revertidas para os servidores. O que estamos propondo é exatamente rever o nosso plano de carreiras de forma que não tenhamos que ficar lutando pelo mínimo todos os anos. Se isso já é algo planejado, como no caso por exemplo do  AQ (Adicional de Qualificação) que é oferecido na carreira atualmente, um englobando o outro, isso é um prejuízo para os servidores e não faz sentido para a administração pública também. A gente tem visto que, ano após ano, sobram verbas, que têm sido reinvestidas sem contemplar os servidores. Então vamos reforçar essa pauta, vamos levar a batalha para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e posteriormente para o STF, para que a nossa recomposição salarial seja incluída no orçamento, lembrando que o Supremo tem que encaminhar o projeto para o Legislativo, para que possa ser aprovado e incluído no orçamento para 2025".

Informes

A Coordenadora-Geral Juscileide Maria Kliemaschewsk Rondon, que participou da mobilização nacional em Brasília,  nos dias 7 e 8/8/24,  promovida pela Fenajufe com a participação de Sindicatos de diversos estados incluindo Mato Grosso, deu os informes sobre o andamento da batalha dos servidores pelo novo PCCS e pela recomposição salarial.

Além de Juscileide, o Sindijufe-MT foi representado por mais 4 Diretores nos atos em Brasília: Andréa dos Santos Silva, Luis Claudio de Campos Borges, Nilson de Almeida e Walderson de Oliveira Santos (o Oliveira).

Encerrando a programação hoje cedo no TRE, Jusci Rondon repassou os informes sobre as atividades do dia de mobilização nacional e o andamento das negociações no fórum de carreira do CNJ e a reunião com o diretor geral do STF,  havidas ontem e justificou a confraternização com os servidores. "Nós do Sindijufe estamos realizando este café da manhã pelo Dia dos Pais, a quem eu deixo aqui o meu abraço, lembrando que é muito importante a responsabilidade paterna e o acolhimento dos filhos".

 

 

Luiz Perlato - SINDIJUFE/MT

Pin It

afju fja fndc