fbpx

Nesta quarta-feira! Sintrajufe/RS convoca para ato público nas varas trabalhistas, por reposição salarial e carreira; colegas do interior se mobilizam também

Nesta quarta-feira! Sintrajufe/RS convoca para ato público nas varas trabalhistas, por reposição salarial e carreira; colegas do interior se mobilizam também

O Sintrajufe/RS convoca a categoria para o ato público desta quarta-feira, 7, às 14h, em frente ao prédio das varas trabalhistas (VTs), por recomposição salarial emergencial de 28,56% em 2025 e 2026 e carreira. Desde semana passada, a direção do sindicato está passando nos setores de trabalho, chamando os servidores e as servidoras a participarem da atividade. A orientação é que os e as colegas do interior realizem mobilizações em frente aos prédios; faixas, pirulitos e panfletos estão disponíveis no site para impressão.

Colegas dos demais prédios de Porto Alegre que forem ao ato público podem se organizar nos locais de trabalho e utilizar carro de aplicativo para se deslocar até as VTs. O Sintrajufe/RS ressarcirá os valores mediante apresentação dos recibos.

Nesta terça-feira, 6, as passagens nos setores foram realizadas pelas diretoras Arlene Barcellos, Cristina Viana, Denise Elias (varas trabalhistas e Setor de Transporte do TRT4) e Márcia Coelho (TRE Duque) e pelo diretor Marcelo Carlini (TRT4). Nos locais de trabalho, a direção explicou a proposta de reposição salarial emergencial encaminhada pela Fenajufe no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua a verba necessária para a recomposição salarial no Anexo V do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do próximo ano, para implementação em 2025 e 2026. O percentual considera as perdas salariais da categoria nos últimos anos.

A proposta da federação, informou a direção do sindicato, é que a recomposição seja implementada da seguinte forma: 14,28% em outubro de 2025 e 14,28% em outubro de 2026 (sobre o vencimento básico). As duas parcelas devem ser sucessivas, incidindo, cumulativamente, em 30,65%. Na segunda parcela, inicia-se a primeira sobreposição de nível dos cargos de técnico e analista.

Nessa segunda-feira, 6, o Sintrajufe/RS fez passagens nas varas trabalhistas e no Anexo da Justiça Eleitoral (avenida Padre Cacique) e, na semana passada, em setores das justiças do Trabalho e Federal de Novo Hamburgo e da Justiça do Trabalho de Porto Alegre.

Interior prepara mobilização

A orientação é que, nesta quarta-feira dia 7, os e as colegas do interior façam mobilizações em frente aos prédios, preferencialmente conjunta, onde houver mais de um ramo do Judiciário Federal. O diretor de base da JT Pelotas, Angelo Pavan, e o colega Rodrigo Trindade estiveram no sindicato para pegar material para a mobilização.

O material (faixa, panfletos e pirulitos) também está disponível no site para impressão. Clique nas imagens abaixo, faça o download e imprima. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail financeiro@sintrajufe.org.br para ressarcimento.

E não se esqueça de enviar fotos das atividades para o e-mail imprensa@sintrajufe.org.br, para publicação nos meios de comunicação do sindicato.

No dia 8, o Sintrajufe/RS estará com representação em Brasília, para os atos públicos da Fenajufe em frente ao CNJ (8h) e ao STF (14h); na mesma data, haverá reunião do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Fenajufe defende as diretrizes aprovadas por unanimidade na Plenária Nacional de Belém (PA): reposição das perdas do último período; política salarial tendo como horizonte a isonomia com carreiras do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Receita Federal; redução do fosso salarial entre os cargos; sobreposição da tabela e aumento dos percentuais dos Adicionais de Qualificação (AQ). A meta é que, até 2030, a tabela chegue à equiparação com as carreiras análogas do Executivo, com sobreposição de padrões (de 5 a 7). A tabela apresentada mantém os 13 padrões, como forma de proteger a paridade entre ativos, aposentados e aposentadas (veja abaixo).

Clique AQUI para acessar a tabela.

Disputa pelo orçamento

Em 2025, o orçamento do Poder Judiciário será ampliado em R$ 3,84 bilhões. O valor é resultado de um cálculo que integra as regras do orçamento. Ainda sem destino definido, esses recursos podem ajudar a atender às reivindicações dos servidores e servidoras por reposição salarial; para isso, a lógica de distribuição orçamentária deste ano precisa ser alterada.

A disputa do orçamento com a magistratura, que nos últimos meses se autoconcedeu diversos benefícios, compromete, mesmo que temporariamente, o pagamento de direitos dos servidores e das servidoras.

 

Pin It

afju fja fndc