Recomposição salarial: em semana decisiva, servidores darão ultimato ao governo

Servidoras e servidores de todos o País terão semana decisiva na luta pela recomposição salarial. Na próxima quarta-feira (16) — dia nacional de paralisação, mobilização e greve unificada do serviço público — será dado um ultimato ao governo. Após o ato (em Brasília e nos estados), se o governo não se manifestar em até sete dias, os servidores realizarão uma greve geral por tempo indeterminado que será iniciada a partir do dia 23/03, respeitando a dinâmica de cada entidade.

O calendário foi aprovado pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que lançou, na última quarta-feira (9), o Comando de Mobilização e Construção da Greve, com a participação do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além dos Fóruns estaduais que estão trabalhando a mobilização nos estados.

Fonasefe e Fonacate protocolaram pauta de reivindicações no Ministério da Economia no dia 18 de janeiro e até o momento não houve nenhuma sinalização do governo. O documento pede recomposição salarial imediata de 19,99% (referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro); arquivamento da PEC 32/2020; e a revogação da Emenda Constitucional 95.

Viradão da Greve

No dia 16, a Fenajufe realizará o Viradão da Greve, evento online, que será transmitido das 14h às 20h trazendo o panorama dos atos em Brasília e nos estados. Além dos informes dos Sindicatos de base sobre a mobilização e programação cultural, será realizado um bate-papo com o tema “Greve Por quê?” para falar sobre a importância da greve para trabalhadores e trabalhadoras na defesa de seus direitos e prerrogativas ao longo da história do capitalismo e outros aspectos da greve, como o jurídico e o coletivo. O Viradão será transmitido no Facebook e YouTube da Fenajufe.

Calendário:

16/03 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília e nos estados; concentração no Espaço do Servidor, às 09h.

23/03 – Indicativo para o início da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, respeitando a especificidades de cada entidade.

 

Raphael de Araújo

Jornalista da Fenajufe