Os servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU têm pressa em resolver angústias da carreira há muito tempo travadas nos altos escalões do poder, em razão de complicadores técnicos-orçamentários.
E foi com essa perspectiva, a de buscar e construir soluções, que Fernando Freitas e Roberto Policarpo, coordenadores da Fenajufe, reuniram-se nesta quinta-feira, 4, com o Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Edmundo Veras dos Santos Filho, com uma pauta muito objetiva: a retomada dos trabalhos do Fórum Permanente de Carreira e as discussões nela contidas, incluindo a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico (NS), e ainda, o cenário das reformas em curso no Legislativo.
Ainda no ponto “NS”, os coordenadores defenderam que o tema já foi debatido à exaustão em vários fóruns e instâncias e que precisa, com urgência, ser encaminhado ao Congresso, não havendo mais razão de demora nesse envio.
Sobre as discussões das pautas no Fórum, na avaliação do Diretor-Geral é preciso análise aprofundada frente aos mecanismos criados a partir das reformas aprovadas e os dispositivos criados, o que, geralmente, tendem a complicar algumas mudanças.
Mas, para os dirigentes, apesar da redução salarial imposta ao funcionalismo pelo aumento da alíquota do desconto previdenciário e o congelamento salarial em curso desde a última parcela do PCs em 2020, do diálogo no Fórum surgirão soluções.
Além das discussões, Freitas e Policarpo entregaram a Veras o ofício em que a Fenajufe trata com o Supremo – também integrante do Fórum Permanente de Carreira – aspectos da pauta de reivindicações já encaminhada anteriormente. No documento, a Fenajufe busca a abertura de diálogo com o STF sobre temas que repercutem diretamente no conjunto da categoria, como a reforma administrativa, a política salarial, o NS, bem como temas ligados à pandemia e ao teletrabalho, entre outros.
Os coordenadores informaram ainda a Edmundo Veras que mantiveram reunião, na quarta-feira, 3, com o Secretário-Geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, com quem também trataram da retomada de atividades do Fórum Permanente de Carreira.
Leia mais:
Fenajufe articula indicação de Conselheiro ao Fórum Permanente de Carreira no CNJ
Ao final do encontro Edmundo Veras concordou com a necessidade das discussões frente a urgência para os (as) servidores(as), mantendo-se disponível à Fenajufe para discussão das pautas.
Pauta de reivindicações encaminhada ao Fórum de Carreira
Luciano Beregeno, da Fenajufe (texto e fotos)