A semana de mobilização começou com ato na tarde desta segunda-feira (30) em frente ao Conselho de Justiça Federal. A iniciativa foi provocar correção no valor da indenização de transportes (IT) para Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Ojafs), a ser julgado pelo Conselho.
O ato foi em conjunto com a Federação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – (Fenassojaf) e teve participação dos sindicatos de base Sisejufe/RJ, Sindjuf/PA/AP, Sindjufe/MS, Sintrajud/SP,Sindissétima/CE, Sintrajusc/SC, Sintrajufe/CE, Sindjufe/BA, Sintrajufe/PE, Sitraemg/MG, Sinjufego/GO e Sintrajufe/RS.
Além da coordenadora Márcia Pissurno, estiveram presentes os coordenadores Fabiano dos Santos, Manoel Gerson, Leopoldo de Lima, Paulo José da Silva, Paulo Roberto Koinski, Fábio Sabóia e Jaílson Lage.
Falando pela Federação,Fabiano disse que a pauta da indenização de transportes “é justa, urgente e urgentíssima”. Segundo ele, os oficiais de justiça hoje tem enfrentado uma politica que na verdade tem incindido em todo serviço público.
Enfático , o dirigente ressaltou que a mobilização precisa ser cotidiana até que os conselheiros do Conselho de Justiça Federal e do Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) “criem vergonha na cara e dêem o tratamento justo que os oficiais de justiça merecem”. Acompanhe vídeo:
A IT está sem reajuste há mais de dez anos e as servidoras e servidores aoficiais de justiça enfrentam defasagem salarial desde então. Despesas como manutenção veicular, mecânica, seguro IPVA entre outras são custeadas pelo próprio servidor, o que é uma injustiça para quem trabalha para o Estado.
Na última sexta-feira (27) o processo de indenização de transportes teve o julgamento adiado em sessão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).O conselheiro relator despachou para nova diligência junto à Secretaria de Orçamento e Finanças do CSJT, para reavaliar o valor proposto pela Secretaria.
A Fenajufe, através da Assessoria Jurídica Nacional – (AJN) pediu intervenção como terceiro interessado e alternativamente como amicus curiae, e já prepara sustentação oral para o próximo julgamento.
Conforme a advogada Larissa Awwad, o julgamento foi transformado em diligência que deverá ser encerrada em agosto. A AJN estará acompanhando.
Ainda nesta semana haverá outras atividades de mobilização. Confira:
31/5
9 horas – Ato público dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) com concentração no espaço do servidor com marcha até a Praça dos Três Poderes (organizado pelo Fonasefe);
14 horas – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s;
19 horas – (Ampliadinha) Reunião híbrida da Diretoria Executiva com um representante de cada sindicato filiado e demais delegações presentes na Capital federal;
1º/6
Manhã: Atividade com café da manhã e entrega de documentos e memoriais na Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado;
Tarde: atuação no Congresso Nacional, STF e/ou TCU com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de “Desjudicialização da Execução”,”NS Já” e “Quinquênios” para todo funcionalismo público;
Joana Darc Melo, texto,fotos e vídeo