A Fenajufe orienta participação dos sindicatos de base nas mobilizações organizadas em unidade pelos Movimentos Sociais, Centrais Sindicais e Frentes Políticas. O encaminhamento é decisão da Reunião Ampliada.
Na ocasião a categoria avaliou que somente com mobilização intensa e muita pressão sobre parlamentares e governo, é possível desconstruir a narrativa governista de ataques aos servidores públicos, sociedade civil e classe trabalhadora como um todo.
A Federação reforça junto aos sindicatos a importância de ampliar as lutas e mobilizações visando derrotar não só a PEC 32, como também a política negacionista e genocida de Bolsonaro que contribuiu para a morte de mais de meio milhão de pessoas e levou 14 milhões de brasileiros e brasileiras ao desemprego, fome e miserabilidade.
O repúdio e insatisfação com tudo isso é crescente e desde o mês de maio várias organizações civis, sindicais e populares realizam atos em todo o país contra o governo e políticas destrutivas como a PEC32, que promove o fim do funcionalismo, dos serviços essenciais e do Regime Jurídico único.
A Fenajufe ressalta mais uma vez ser fundamental o engajamento dos sindicatos nas ações organizadas nos estados para enfraquecer ainda mais o governo,fragilizado com as denúncias de corrupção na CPI da Covid-19.
A orientação da Federação é para que os sindicatos na medida de suas possibilidades, apóiem, divulguem em suas redes sociais e organizem a participação da base e comunidade em geral, nos atos programados para os dias 3 e 24 de Julho pelo#ForaBolsonaro e #ReformaAdministrativaNÃO, como instrumento de freio aos ataques contra servidoras, servidores e os serviços públicos.
As organizações reforçam que os atos serão realizados respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento social, obedecendo as restrições diante da pandemia.O uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório.
Calendário:
3 de julho – 3º Ato Nacional #ForaBolsonaro e #ReformaAdministrativaNAO em todo território nacional e no exterior.
24 de julho- 4º Ato Nacional #ForaBolsonaro e #ReformaAdministrativaNAO em todo território nacional e no exterior.
Joana Darc Melo, da Fenajufe