A recomposição salarial e a campanha #ReajusteJá estarão na pauta de uma Comissão Geral no plenário da Câmara dos Deputados, já em construção por iniciativa dos partidos de oposição na Casa.
A sugestão para a audiência partiu da Fenajufe pelo coordenador Roberto Policarpo, em reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público na segunda-feira, 31. Além de Policarpo, participaram da reunião o coordenador Fabiano dos Santos e os sindicatos filiados Sintrajuf/PE, Sindjufe/MS e Sintrajud/SP.
A ideia é fazer com que o tema seja posto em evidência ainda no clima de retomada dos trabalhos do Congresso Nacional, marcada para esta semana.
Inicialmente, através do deputado Rogério Correia (PT/MG), será feito o requerimento para Audiência Pública sobre o tema, também na Comissão de Administração, Trabalho e Serviço Público (CTASP). Mas a realização, de fato, deve acontecer somente em março, uma vez que a nova composição e direção das comissões deve ser definida apenas após o Carnaval.
As entidades que integram a Frente definiram por intensificar a mobilização em defesa da recomposição salarial, com os atos programados para acontecer em Brasília e em todo o País.
O calendário aprovado na Plenária Nacional de Servidores e Servidoras Federais realizada em 18 de janeiro e referendado pela Frente fica assim definido:
▪️02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos;
– 9h – Espaço do Servidor
– 15h – Entrevista Coletiva SINDSEP-DF/ Ed. Seguradoras
▪️07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”;
▪️14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve;
▪️09/03/2022 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).
Luciano Beregeno, da Fenajufe