Em ofício encaminhado aos Sindicatos Filiados (acesse AQUI) ainda na quinta-feira, 29, a Fenajufe orientou que as entidades – ao lado de dirigentes da própria Federação – estejam presentes em Brasília para as atividades programadas para os dias 3 e 4 de novembro, bem como para a semana seguinte, de 8 a 11.
No documento, a Fenajufe detalhou as atividades da semana em Brasília – em especial por se tratar da semana em que se comemorou o Dia do Servidor Público – a partir da recepção aos parlamentares ainda no Aeroporto de Brasília, após pressão também feita nos estados com os bota-fora. Para esta semana, acontecem, como atividades:
03/11 (quarta-feira):
- manhã – aeroporto de Brasília
- 14 horas – anexo II da Câmara dos Deputados
4/10 (quinta-feira):
- 14 horas – anexo II da Câmara dos Deputados
Já para a semana de 8 a 12 de novembro, a expectativa é que os sindicatos compareçam em massa, até porque Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, disse em entrevista que pretende levar a PEC 32/20 a plenário. Mas, pela pressão crescente dos servidores e servidoras, a perspectiva é que, aumentando essa pressão, mais parlamentares se declarem contrários à reforma administrativa. Vale lembrar que no sábado, 13 de novembro, acontece a Plenária Nacional Virtual
A Fenajufe orienta aos sindicatos que também se organizem para manutenção da pressão sobre o parlamento, através das redes sociais na internet. Para isso, a Federação sugere as plataformas Observatório da PEC 32, elaborado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço e o Mobiliza Fenajufe, da própria Fenajufe:
Observatório
Ferramenta importante disponibilizada pela Frente e atualizada diariamente é o Observatório da PEC 32 com os nomes dos favoráveis, contrários e indecisos para que as entidades utilizem na pressão aos parlamentares.
⇒ Acesse aqui o Observatório da PEC 32
Mobiliza Fenajufe
A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Selecione o estado e envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.
⇒ Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!
Resumo do Plantão
Na quinta-feira 28 de outubro, o Resumo do Plantão contou com a presença dos coordenadores Erlon Sampaio, Fabiano dos Santos e Fernando Freitas e de representantes de sindicatos da base e servidores. No programa, eles avaliaram a mobilização em Brasília contra a reforma administrativa -PEC 32/20-, na semana em que se comemorou o Dia da Servidora e do Servidor Públicos.
Os dirigentes destacaram ainda a necessidade de manter as diversas categorias do serviço público nas três esferas – federal, estadual e municipal – mobilizados nesta semana que, apesar de mais curta em razão do Dia de Fiados, marca o início de grandes articulações legislativas para os dois últimos meses de trabalho da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em 2021. Com o calendário eleitoral já em curso, cada dia a mais na resistência mantendo a PEC 32/20 fora da pauta, é uma vitória da categoria.
Ainda na avaliação da Fenajufe e Sindicatos Filiados, mesmo não tendo votos suficientes para a aprovação da reforma em Plenário, o governo continuará a compra de votos na Câmara, buscando reverter posição de parlamentares que já se declararam contrários à PEC.
Também foi destacada a urgência e necessidade de pressão contínua nas bases eleitorais de deputadas e deputados, principalmente indecisos e contrários. O programa pode ser assistido no YouTube da Federação:
11º Congrejufe
No ofício encaminhado aos sindicatos, a Fenajufe também reforçou a convocação do 11º Congrejufe, publicada em 27 de outubro. O Congresso acontece no final de abril e início de maio do ano que vem. A Fenajufe encaminhou Boletim Especial 11º Congrejufe com praticamente todas as informações pertinentes ao maior e mais importante evento dos(as) trabalhadores(as) do PJU e MPU nacionalmente. Democraticamente, o estatuto da Federação prevê a convocação com seis meses de antecedência para que a categoria e sindicatos tenham tempo suficiente para se prepararem para o grande evento.
Luciano Beregeno, da Fenajufe