O Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral se inicia nesta manhã. O evento ocorre na sede da Federação em Brasília e registra a presença de representantes de 16 sindicatos de base.
A comissão organizadora composta pela coordenadora Fernanda Lauria e os coordenadores Edson Borowski e José de Ribamar abriu o evento saudando os participantes e ressaltando a importância dos debates nesse momento em que a justiça eleitoral tem enfrentado ataques por parte do governo que tenta a todo custo manchar a lisura do processo eleitoral do País.
O início dos trabalhos do Encontro Nacional foi dedicado aos informes dos estados e apresentação das propostas recebidas dos sindicatos. Em todas as manifestações estaduais , o ponto em comum foi a preocupação com a segurança nas eleições de 2022.
Servidoras e servidores se sentem inseguros ao exercer suas atividades diante tantas situações de violência acentuadas no governo Bolsonaro que trabalha contra a democracia País. Em todos os estados existe a preocupação com a integridade física e moral cotidianamente fragilizadas com os mais diversos tipos de ataques e enfrentados no dia a dia.
O tema será aprofundado na parte da tarde com a palestra do diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),Rui Moreira programada para as 14 horas, com o tema “Estrutura para as Eleições 2022 / Segurança dos Servidores e Servidoras nas eleições 2022”.
Enviaram representantes os sindicatos, Sinje/CE, Sindjufe/ BA,Sinje/CE, Sinjufego/GO, Sindjufe/MT, Sindijufe/MS, Sindjuf/PA-AP, Sindjuf/PB, Sinjuspar/PR, Sintrajufe/PE, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/RS, Sintrajud/SP, Sintrajusc/SC e Sitraemg/MG.
O evento acontece num momento em que governo que, fragilizado e em queda, tenta a todo custo desmoralizar a Justiça considerada a guardiã da democracia e sustentáculo para um dos maiores sistemas democráticos do País, que são as eleições.
Programação
14h – Estrutura para as Eleições 2022 / Segurança dos servidores e servidoras nas
Eleições 2022
Rui Moreira – Diretor-Geral do TSE
16h30 – Lanche
17h – O combate à desinformação
Frederico Almeida – TRE-PR
18h – Encerramento do primeiro dia.
24/7 – Domingo
9h30h – Apresentação de propostas e deliberação sobre assuntos de TI
11h – Encaminhamentos e aprovação da carta dos servidores e servidoras da Justiça
Eleitoral
12h30 – Encerramento
Joana Darc Melo