A Fenajufe protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta quinta-feira (21), duas petições que totalizaram mais de 22 mil assinaturas pela antecipação da terceira parcela da recomposição salarial parcial para servidoras e servidores do PJU e MPU. A Federação está em campanha pelo adiantamento da parcela de fevereiro de 2025 — com índice em 6,13% — para que seja paga em fevereiro do ano que vem.
Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Fernanda Lauria e Denise Carneiro e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José da Silva, Edson Borowski e Manoel Gérson, Luiz Cláudio Correa. Da base, participação do SitraAM/RR; Sindjuf-PA/AP; Sisejufe/RJ; Sintrajud/SP; Sindiquinze/SP; Sitraemg/MG; Sindijufe/MT; Sindjufe/MS; e Sintrajufe/RS.
A Federação e os Sindicatos de base realizaram um ato simbólico e cobriram o gramado em frente ao STF com as mais de 22 mil assinaturas pela antecipação numa demonstração de unidade e força da categoria.
Confira o momento:
Em seguida, os dirigentes protocolaram no STF e na PGR os abaixo-assinados e destacaram que o protocolo é apenas mais uma etapa do processo de mobilização e que a Fenajufe intensificará a campanha para que haja a antecipação da parcela de 2025 para 2024.
Assista:
A Federação se reuniu em agosto com a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber sobre o tema e, na ocasião, a Fenajufe acentuou que o pleito da antecipação não difere da proposta original aprovada pelo próprio STF e que os valores já estão previstos no orçamento. Com o atual parcelamento, uma nova campanha salarial só poderá recomeçar em 2025.
Raphael de Araújo