Sob o mote “Do encontro das águas à força das cataratas: unidade, carreira e justiça social: pela valorização da categoria e essencialidade das servidoras e servidores, braços fortes do PJU e MPU, que tornam o acesso à justiça um direito de todas e todos”, teve início, neste sábado (26), em Foz do Iguaçu (PR), o 12º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe): a maior instância deliberativa da Federação segue até a quarta-feira, 1º de maio, e conta com mais de 600 participantes, entre delegados e observadores. O Sinjutra e o Sinjuspar são as entidades anfitriãs do evento.
Além de definir as estratégias de luta e atualizar o estatuto, as servidoras e servidores irão eleger a nova diretoria, que estará à frente da Federação no próximo triênio (2025-2028), e os membros do Conselho Fiscal.
O 12º Congrejufe foi oficialmente aberto com a apresentação cultural do grupo folclórico da Ciudad del leste “Danza de la botella”, que trouxe diversas músicas e danças que celebram a diversidade e a resistência do povo paraguaio.

Um vídeo do Paraná, mostrando os principais pontos turísticos e a diversidade cultural e de biomas, também foi apresentado durante a abertura do Congresso Nacional da Fenajufe. Um pouco da história, da culinária, dos povos que ajudaram a construir o estado, assim como os regionalismos linguísticos, expresso nas gírias, fizeram parte de cerimonial da Fenajufe, conduzido pela jornalista Joana D’arc, em homenagem ao estado anfitrião.
Na sequência, foi apresentado um vídeo em reconhecimento à gestão cujo mandato se encerra ao final do mês de abril.
Primeiras margens: a voz de quem prepara e acolhe a travessia
As coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca e os coordenadores Fabiano dos Santos e Leopoldo de Lima – da comissão organizadora do evento –, que compuseram a mesa de abertura “Primeiras margens: a voz de quem prepara e acolhe a travessia”, destacaram as conquistas obtidas durante a atual gestão, como a recomposição salarial, a não absorção dos quintos, o reajuste dos benefícios acima da inflação, a manutenção da VPNI e GAE, a protocoo do projeto de reestruturação salarial no Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras.
A defesa do fortalecimento da unidade, presente em todas as intervenções, foi apontada como essencial para o avanço das lutas da categoria e consolidada, ao longo das falas, como um dos principais objetivos do Congrejufe.
Os coordenadores do Sinjutra e do Sinjuspar, Miguel Sandor Szollosi e Julio Cesar Daru, respectivamente, fizeram parte da mesa de abertura. Ao final, compactuando com o espírito de união presente no evento, anunciaram que pretendem iniciar estudos para unificar os sindicatos, e fizeram o convite à Fenajufe para compor a comissão que analisará o processo de unificação sindical.

Pontes sobre o rio: a política em diálogo com as lutas da categoria (saudações dos parlamentares)
A segunda mesa do dia “Pontes sobre o rio: a política em diálogo com as lutas da categoria”, conduzida pela coordenadora Sandra Dias e pelo coordenador Paulo José, reconheceu os parlamentares que atuaram em projetos de interesse da categoria, entre eles o deputado federal Reimont (PT-RJ) e as deputadas Carla Ayres (PT-SC) e Erika Kokay (PT-DF).
A vereadora de Florianópolis Carla Ayres (PT/SC) esteve ao lado da Fenajufe na PEC/06, que busca atualizar alguns aspectos da PEC 555, entre eles o fim da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. Ela atuou como suplente do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).

Sobre a deputada Erika Kokay (PT/DF), de quem a Fenajufe obteve inúmeros apoios, e que não compareceu ao Congrejufe por incompatibilidade de agenda, foram exibidas fotos de momentos de atuação conjunta com a Federação. A parlamentar foi responsável pela apresentação de emendas que garantiram o NS para os técnicos e também pela manutenção dos quadros funcionais do PJU. Kokay articulou a emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que viabilizou o reajuste dos benefícios acima dos valores da inflação.
Reimont articulou, no início de abril, reunião com o presidente da Câmara dos Deputados para tratar sobre o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006 – projetos que tratam do fim da contribuição previdenciária no serviço público e a respeito do PL 4015/2023, que incluiu os oficiais de justiça como atividade de risco. Assim como Kokay, Reimont também contribuiu a emenda na LDO
Além dos parlamentares, a mesa contou com a participação do coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário no Estados (Fenajud), Alexandre Santos, e do advogado Cezar Britto, da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (AJN).

Durante sua fala, Alexandre Santos reforçou a importância da união de todos os ramos do Judiciário, pois acredita que os segmentos têm em comum muitas lutas. Santos citou como uma delas a “briga” pelo orçamento, e criticou o que considera “confisco” por parte da magistratura quando o assunto são os recursos disponíveis para pessoal dentro do Judiciário.
O advogado Cezar Britto, da AJN, apontou a dificuldade da categoria do Judiciário Federal ao ter que enfrentar os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, para ter os seus direitos garantidos. Britto ainda fez um panorama da luta pelo NS para Técnicos, ressaltando o aspecto histórico dessa conquista.

A mesa com destaque à atuação dos parlamentares contou com a intervenção do coordenador Fabiano Santos em defesa da manutenção do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O plenário reiterou o apoio incondicional ao parlamentar.
Assista:
Participam do Congresso as coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca, Luciana Carneiro, Fernanda Lauria, Márcia Pissurno, Juscileide Rondon, Denise Carneiro, Paula Meniconi e os coordenadores Fabiano dos Santos, Paulo José da Silva, Leopoldo de Lima, Fábio Saboia, Paulo Koinski, Jailson Lage, Wallace Coelho, Manoel Gérson, Thiago Duarte, Fabrício Loguercio, Edson Borowski, Ribamar França, Luiz Cláudio Correa, Ivan Bagini, Leonardo de Andrade, além do coordenador licenciado Roberto Policarpo. Presença também do ex-diretor Charles Bruxel.
O maior evento da Federação conta, ainda, com a participação de representantes dos seguintes sindicatos: Sinsjutra/RO-AC, Sindjuf/PA-AP, Sindjus/AL, Sinjeam/AM, SitraAM-RR, Sindjufe/BA, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sintrajufe/MA, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sintrajurn/RN, Sisejufe/RJ, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajud/SP Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR, Sintrajusc/SC e Sintrajufe/RS; além de representantes das Comissões Pró-Fenajufe do Distrito Federal e da Paraíba.