Com a possibilidade de o PCS entrar na pauta da CFT no dia 11/04, sindicatos devem vir em peso para pressionar deputados e garantir aprovação
Pressões devem aumentar nas próximas semanas, com categoria procurando parlamentares em seus estados
Servidores do Judiciário Federal de todo o país retomarão, em abril, as pressões nos corredores da Câmara dos Deputados, com o objetivo de convencer os membros da Comissão de Finanças e Tributação a votar o PL 6613/09, que revisa o Plano de Cargos e Salários. Eles estão sendo chamados pela Fenajufe para vir a Brasília no dia 11 de abril, acompanhar a sessão da CFT, que pode votar o PL 6613/09, conforme compromisso firmado pelo relator do projeto, deputado Roberto Policarpo (PT-DF), pelo presidente da Comissão, Antônio Andrade (PMDB-MG) e por outros deputados, tanto da base do governo como da oposição.
O compromisso foi firmado na sessão do dia 21 de março e alguns deputados se manifestaram favoráveis à iniciativa. Pauderney Avelino (DEM-AM), por exemplo, iria apresentar requerimento de inclusão do projeto na pauta daquele dia, mas abriu mão de sua iniciativa devido ao acordo apresentado pelo relator do PL 6613/09. O deputado André Vargas (PT-PR), que na reunião anterior votou contra o requerimento de inclusão de pauta, disse no dia 21 de março, como deputado da base do governo, que o acordo, que é para pautar e votar o projeto, será cumprido.
Para garantir que esse compromisso seja cumprido e o projeto finalmente votado pelos membros da CFT, a Fenajufe orienta que todos os sindicatos enviem representantes à Brasília no dia 11 de abril para, não só acompanhar a sessão, como também pressionar os deputados a votar favoravelmente às reivindicações da categoria. A Fenajufe lembra que no ano passado acordos semelhantes a esses foram quebrados e, por isso, a pressão dos servidores é imprescindível para que agora os parlamentares cumpram com sua palavra. Além de convencê-los a votar o projeto, é preciso ainda pressionar os deputados da base do governo a ajudar nas interlocuções para que o Palácio do Planalto aceite a negociar um acordo orçamentário que atenda aos interesses dos servidores.
A Federação espera contar com a presença de todos os sindicatos aqui em Brasília no dia 11 de abril. A ideia é encher o plenário da CFT e mostrar aos deputados que a categoria está mobilizada para pressionar pela aprovação do seu reajuste. Os sindicatos também devem procurar, desde já, todos os deputados de seus estados antes mesmo do dia 11. É importante que os membros da CFT já venham para sessão convencidos da nossa reivindicação.
Além de procurar os deputados nos estados, os sindicatos devem também reforçar a campanha com o envio de e-mails aos membros da CFT. “Vamos encher a caixa de mensagem deles com todos os argumentos favoráveis ao nosso pleito. Os membros da CFT precisam vir para a sessão do dia 11 convencidos de que devem aprovar o PCS”, explica.
Ato no dia 10 de abril
Os servidores do Distrito Federal também estão sendo convocados pelo Sindjus-DF para participar de um ato no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no dia 10 de abril, às 15h. De acordo com o sindicato, o objetivo da atividade é convencer os deputados da CFT a pautar e votar o PL 6613/09 na sessão do dia 11.
Nesse dia, os servidores do DF deverão conversar com todos os membros da Comissão, reforçar os argumentos favoráveis à revisão salarial e convencê-los a aprovar o projeto na sessão do dia seguinte.
Fique de olho no calendário da XVII Plenária Nacional da Fenajufe
Prazo para inscrição das teses se encerra no dia 9 de abril
A Fenajufe informa a todos os sindicatos que o prazo para a inscrição de teses à XVII Plenária será até o próximo dia 9 de abril (segunda-feira), logo após o feriado de Páscoa. A Fenajufe disponibilizará, até o dia 10/04, as teses na página da internet na ordem de chegada. Todos os textos/teses devem ser enviados ao e-mail secpolitica@fenajufe.org.br.
Confira abaixo o calendário completo da XVII Plenária Nacional da Fenajufe.
• 09/04/2012: prazo final para o recebimento de textos ou teses da base para o caderno de teses.
• 10/04/2012: prazo final para a Fenajufe disponibilizar as teses e proposta de regimento interno na página da Fenajufe.
• 23/04/2012: prazo para o recebimento do comprovante de pagamento da segunda e última parcela das inscrições dos delegados(as) e observadores(as) à XVII Plenária Nacional da Fenajufe (as entidades devem depositar no Banco do Brasil, agência 3476-2, conta corrente nº 221.352-4).
• 26/04/2012: último dia para realização de assembléia geral de base para eleição de delegados(as) e observadores(as) à XVII Plenária Nacional.
• 27/04/2012: prazo final para a realização da inscrição (recebimento de convocatória, ata e lista de presença da assembléia que elegeu os delegados(as) e observadores(as) e ficha de inscrição devidamente preenchida).
• 04,05 e 06/05: XVII Plenária Nacional da Fenajufe.
Fenajufe não terá expediente na próxima semana
Trabalho será retomado normalmente no dia 9 de abril
Considerando o feriado de Semana Santa, no Judiciário Federal e no MPU, de quarta a domingo (04 a 08/04), a Fenajufe resolveu reformar o piso e a pintura das paredes. Por isso, ficará fechada durante toda a semana que vem, de segunda à sexta-feira (02 a 06/04). O expediente voltará ao funcionamento normal no dia 9 de abril, primeira segunda-feira após o feriado.
Agenda
Data |
Atividade |
Local |
11/04 |
Sessão da CFT e trabalhos de pressão, pelo PCS, na Câmara dos Deputados |
Brasília Câmara dos Deputados |
19/04 |
Ato Nacional em Brasília “Adeus a Peluso” |
Brasília |
08/05 |
Indicativo de Dia Nacional de Lutas |
Em todo o país |
4, 5 e 6/05 |
Plenária Nacional da Fenajufe |
São Luís |
Coordenadores de plantão
Cledo Vieira (DF)
Jornalista responsável
Leonor Costa – MTb – 3709/DF