fbpx

Plenaria2023 BannerSite v1

Plenaria2023 BannerSite v1

Em reunião do Fonasefe com equipe de transição do governo Lula, integrantes confirmam que recomendarão devolução da PEC 32

Em reunião do Fonasefe com equipe de transição do governo Lula, integrantes confirmam que recomendarão devolução da PEC 32

Servidoras e servidores públicos de todo o País derrotaram definitivamente a reforma administrativa (PEC 32/20) do governo Bolso-Guedes, após uma luta incansável em 2021 e, também, este ano. Foi essa a sinalização dada pela equipe de transição do governo Lula ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) — do qual a Fenajufe faz parte — e às centrais sindicais em reunião nessa terça-feira (6).

A Fenajufe foi representada pela coordenadora Paula Meniconi e pelo coordenador Fabiano dos Santos. O Encontro ocorreu com o GT de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição no Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília.

Os integrantes informaram aos dirigentes que recomendarão ao novo presidente a devolução da PEC 32/20 ao Executivo. Nesse caso, de acordo com a Assessoria Parlamentar da Fenajufe, por já ter tramitado em comissão especial, precisa ser deliberado através de requerimento ao plenário da Câmara, necessitando de maioria simples para aprovação. Além disso, a equipe informou que uma das primeiras medidas será a imediata instalação de uma mesa de negociação dos servidores com o governo federal.

Outra pauta importantíssima tratada foi a reivindicação do reajuste salarial emergencial de 27% (inflação correspondente aos últimos quatro anos) foi levada à equipe de transição. Além da recomposição orçamentária, a necessidade de revogação de uma série de medidas que são prejudiciais ao serviço público.

O Fonasefe preparou documento com o levantamento de todos os ataques ao serviço público no governo Bolsonaro, entre elas a Emenda Constitucional nº 103/2019 (reforma da Previdência), que atingiu o Regime Próprio e o Regime Geral de uma só vez; e a Emenda Constitucional nº 95/2016 (teto de gastos).

Confira o informe da coordenadora Paula Meniconi e do coordenador Fabiano dos Santos após a reunião no CCBB:

Assista a entrevista coletiva do Fonasefe sobre a reunião:


 

Raphael de Araújo

Pin It

upload

Uploading...
Please Wait!
Choose a file to upload
...

afju fja fndc