Fenajufe participa da III Jornada para Assuntos de Aposentadoria: integralidade, paridade e segurança

Servidores(as) de diversos segmentos do serviço público participam das atividades em Brasília-DF

A Fenajufe participa, nesta quinta-feira (7), da III Jornada para Assuntos de Aposentadoria organizada pelos Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) com apoio do Fórum da Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Com o tema “Aposentadoria é direito: integralidade, paridade e segurança”, servidoras e servidores de diversos segmentos do serviço público estão em Brasília-DF para as atividades da jornada.

Participam a coordenadora Luciana Carneiro e os coordenadores Fabiano dos Santos e Paulo José da Silva. Da base, representantes do Sintrajud/SP, Sindjufe-BA e Sitraemg-MG. Os debates do período da manhã contaram, ainda, com a participação das deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Luciene Cavalcante (PSOL-SP), Erika Kokay (PT-DF) e do deputado distrital Fábio Félix (PSOL-DF).

A primeira etapa da jornada foi realizada na sede do Andes-SN, na capital federal, com debate sobre a corrosão do direito à aposentadoria: o fim da integralidade, da paridade e a cobrança de contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas.

Na mesa, pela Fenajufe, o coordenador Paulo José ressaltou que é fundamental o trabalho no Congresso Nacional junto aos parlamentares. Além disso, o diretor destacou a importância do trabalho de “pressão digital” com envio de e-mails, mensagens nas redes sociais e WhatsApp.

Com relação às PEC 555/2006 e PEC 6/2024, Paulo apontou que o trabalho precisa ser feito no Congresso e alertou para a idade estabelecida para o fim da contribuição: com redução de 10% ao ano — a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres — sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias.

A coordenadora Luciana Carneiro e o coordenador Fabiano dos Santos também compuseram a mesa, representando as centrais sindicais e o Fonasefe, respectivamente.

De acordo com a organização, a jornada conta com três eixos principais: o balanço dos fundos complementares de aposentadoria em diversas esferas, o fim da contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas, e a revogação da contrarreforma da Previdência.

A perseguição arbitrária contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, foi lembrada pelos(as) servidores(as). Nas falas, o apoio irrestrito ao parlamentar – uma das vozes mais combativas no parlamento, principalmente em defesa do serviço público.

Assista a primeira parte da III Jornada para Assuntos de Aposentadoria:

As atividades seguiram ao longo da tarde de hoje e seguem nesta sexta-feira (8).

Confira:

7 de novembro de 2024 (quinta-feira) – Tarde

  • 14h30 às 16h30 – Panfletagem na Rodoviária;
  • 17h – Ato silencioso em defesa da aposentadoria em frente ao Museu Nacional, com bandeiras, faixas e cartazes.
  • 8 de novembro de 2024 (sexta-feira) – Auditório da Faculdade de Direito/UnB
  • 9h – Os limites de acesso das(os) servidoras(es) públicas(os) à aposentadoria e pensões (exposição e debates);
  • 12h às 14h – Almoço;
  • 14h às 17h – “O engodo dos fundos de pensão – ênfase na Funpresp” (exposição e debate);
  • 18h – Lanche;
  • 19h – Atividade cultural.
Raphael de Araújo
Jornalista da Fenajufe