A Fenajufe esteve representada pela coordenadora Márcia Pissurno e o coordenador Fabiano dos Santos na reunião semanal da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP)nesta segunda-feira (18).
No encontro, foi apresentado um manifesto contrário à retomada da tramitação da reforma Administrativa para ser entregue ao presidente da Câmara Arhur Lira (PP/AL). A intenção é pressionar para que o líder do Centrão não avance com o desejo de aprovar o projeto que irá precarizar os serviços e desmantelar o funcionalismo.
Manifesto AQUI
Já é sabido que Lira tem articulado apoio para aprovar a reforma Administrativa a todo custo. O presidente da Câmara declarou publicamente que a matéria está “regimentalmente” pronta para ir à votação.
Para o coordenador Fabiano dos Santos, é importante as categorias unificarem a luta na defesa do serviço público e “unir esforços para fortalecer ações contra a PEC 32 e realizar atividades em Brasília para barrar o projeto de reforma”.
O dirigente ressaltou a importância de um calendário unificado para o funcionalismo, como o aprovado na Plenária Nacional do Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais, ocorrida no sábado (16). O evento discutiu unidade para arquivar definitivamente a reforma Administrativa e inclusão do funcionalismo na LOA de 2024.
A Frente parlamentar incorporou o calendário que foi aprovado na Plenária dos Servidores Públicos Federais (SPFs).
A reunião alertou, ainda, para a necessidade de realização de corpo a corpo e coleta de depoimentos junto aos parlamentares com entrega de documentos sobre a reforma Administrativa visando reativar o “observatório sobre a PEC 32.”
Encaminhamentos previstos
- Audiência com Arthur Lira;
- Reunião com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck (a confirmar);
- Reativar o observatório com opinião dos parlamentares sobre a PEC 32;
- Audiência Pública sobre a reforma Administrativa (a confirmar).
Calendário
03/10 – Dia Nacional de Luta em defesa do Serviço Público;
07/10 – Nova Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais.
O projeto de reforma Administrativa foi apresentado no governo de Jair Bolsonaro e veio com o objetivo principal de destruir os serviços e todo o funcionalismo público.
Joana Darc Melo