Após um dia inteiro de debates bastante produtivos, encontro do Coletivo Nacional dos Agentes e Inspetores da Polícia Judicial e Agentes de Segurança do MPU, se encerrou neste domingo (11).
Entre os eventos realizados pela Fenajufe ao longo do ano, o Conapol 2022 recebeu o maior número de inscritos. A participação expressiva contabilizou 67participantes, sendo 47 presenciais e 20 no formato virtual.
Para a coordenadora Lucena Pacheco, que compôs a comissão organizadora, o encontro foi extremamente construtivo e “proporcionou debates democráticos”. A dirigente elogiou o conteúdo das discussões e ressaltou que a próxima tarefa da Federação é discutir as propostas apresentadas na diretoria executiva e levar para o Fórum de Carreiras do CNJ.
Na avaliação do coordenador Ivan Bagini,que também fez parte da organização,o evento foi importante “principalmente” para se definir os rumos do PL 2447/2022 e a consolidação da Polícia Judicial em todo o Judiciário nacional. Ainda segundo ele, foi possível “constatar “in-loco” o progresso dessa importantre pauta que é objeto das discussões no âmbito da Federação ha vários anos.”
Este é o primeiro encontro após alteração na nomenclatura do cargo que passou de “Agentes de Segurança” para “Polícia Judicial”. A mudança veio por meio de atuação e articulação política da Federação na luta pela reestruturação e valorização da carreira, iniciada ainda com a PEC-45.
Leia mais: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8435-csjt-publica-resolucao-que-regulamenta-policia-judicial-na-justica-do-trabalho
As propostas apresentadas pelos sindicatos presentes ao encontro foram debatidas e /ou consensuadas enquanto outras,foram aprovadas depois de submetidas à votação em plenário. A próxima etapa é o encaminhamento delas para avaliação da diretoria executiva e posterior deliberações.
As palestras estão disponíveis no youtube da Federação e podem ser acessadas a qualquer momento.
A realização dos encontros da Fenajufe será retomada em 2023 após reunião de planejamento pré- agendada para o mês de fevereiro.
Joana Darc Melo