A Fenajufe deu um importante passo para garantir, no debate nacional, a pauta do funcionalismo público que fortaleça a atuação do Estado na prestação de serviços à sociedade: no sábado (8), o candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu da coordenadora da Federação Sandra Dias a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro. O encontro ocorreu na sede do Sindiquinze, em Campinas (SP), e contou com a participação do coordenador Ivan Bagini, também presidente do Sindicato.
Lula concedeu entrevista coletiva no Sindiquinze, durante agenda de campanha, juntamente com o candidato à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB), e o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Lula e Haddad disputarão o segundo turno, no dia 30 de outubro, contra Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), respectivamente.
Antes da coletiva de imprensa, contudo, Lula se reuniu com a coordenadora Sandra Dias e com o coordenador Ivan Bagini. Na ocasião, Sandra entregou a Lula a plataforma do sistema de justiça política pedindo compromisso dos parlamentares com um modelo de Estado que seja inclusivo, que respeite o trabalho, os servidores públicos, o serviço público, as mulheres, as negras e os negros, o meio ambiente, as conquistas trabalhistas e direitos sociais.
A diretora explicou os seis eixos do documento:
1) Democracia e soberania popular;
2) Democratizar o estado, o judiciário e o ministério público;
3) Defesa dos serviços e empresas públicas e valorização da(o)s Servidora(e)s;
4) Desenvolvimento econômico sustentável com valorização do trabalho;
5) Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais;
6) Direitos humanos e combate às discriminações.
Assista ao vídeo:
Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro
A plataforma é uma iniciativa da Fenajufe, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp).
Além de unificar a luta das entidades do Sistema Nacional de Justiça, a plataforma tem como objetivo cobrar um compromisso do Legislativo e Executivo com a classe trabalhadora para preservar e ampliar a participação da sociedade no processo democrático do País, no fortalecimento do serviço público e na construção do estado de bem-estar social.
⇒ Clique aqui e acesse aqui a plataforma
Raphael de Araújo